tex0239

tex0239

O OPORTUNISTA

   Ziba, em português seria nome de mulher. Na Bíblia é nome de homem, já que a terminação dos nomes traduzidos do hebraico para o português não determina se são nomes de homem ou de mulher.
   Ziba foi o tipo de oportunista da pior espécie. A história dele está nos capítulos 9, 16 e 19 de II Samuel. Ele aproveitou o momento de maior angústia, a pior crise da vida do Rei Davi, para tirar vantagens pessoais. Não teve vergonha de acusar falsamente um homem bom e indefeso, Mefibosete, para alcançar seus intentos. Cruel, interesseiro e covarde.
   Davi estava, àquela altura, carente de apoio, carente de amigos leais. Confundiu as coisas. Viu em Mefibosete, seu verdadeiro amigo, um inimigo. Viu em Ziba, mentiroso, desonesto e covarde um grande amigo. Davi um rei tão sábio, se esqueceu de que toda acusação tem duas versões: a do acusador e a do acusado. Nunca se pode tomar decisão com base no que uma das partes diz. É necessário ouvir as duas partes. Por mais que a primeira versão pareça ser verdadeira, é necessário ouvir o outro lado. Davi passou um grande vexame por não proceder assim.
   Queridos, há muitos Zibas soltos por aí afora, procurando tirar vantagens das desgraças dos outros. Nunca falta um Ziba quando há uma crise conjugal. Nesse caso Ziba pode ser uma mulher. Mostra-se compreensiva, amiga, mas o que ela quer mesmo é tomar o marido da outra. Ou pode ser um homem, o chefe da repartição de trabalho, o patrão, um colega, ou mesmo uma pessoa desconhecida. Tudo o que quer é satisfazer sua vaidade pessoal, é usar a mulher que se sente desamparada, incompreendida, como se fosse um objeto. Satisfeitos os seus instintos, ele age como se a pessoa nem existisse. Ele não quer compromisso, não quer problemas, quer aventura, quer prazer.
   Os Zibas aparecem também quando os adolescentes e jovens têm problemas com seus pais. Jovem, dificilmente você pode encontrar alguém que o ame desinteressadamente como seus pais. É muito difícil haver um pai ou uma mãe que queira outra coisa que não o bem para os seus filhos. Mesmo quando eles erram estão buscando o bem para os filhos. E, nesse caso, não há razão para revoltar-se contra eles. É necessário levar em conta a intenção e perdoar o nervosismo, a ignorância ou mesmo a ira momentânea.
   Moças e rapazes, cuidado com os falsos amigos. Há pessoas que já estão com a vida desgraçada e andam doidas para desgraçar a vida dos outros. Cuidado com os exploradores da prostituição, cuidado com os traficantes de drogas. Cuidado com o Ziba.
Peçamos sabedoria para atuar em nossos relacionamentos pessoais, inclusive no seio de nossas famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *