Quero lhes apresentar hoje um crápula, um cretino, um sobrinho do rei Davi, chamado Jonadabe, cuja sagacidade e malvadeza é descrita no capítulo 13 do segundo livro de Samuel. Como diria um nordestino, ele era mesmo um cabra “muito ruim”.
Jonadabe tomou conhecimento de que seu primo, Amnon, estava preso a uma paixão carnal muito forte por sua própria irmã Tamar. Ao invés de dissuadir o jovem das más intenções que possuía, o cidadão fez o contrário: reforçou a má intenção e montou uma terrível armadilha contra a moça que, inocente não sabia de nada.
O verso 1º desse capítulo 13 do 2º livro de Samuel, diz que Amnon amava Tamar. O verso 15 diz que, após estuprá-la, ele a “aborreceu com grandíssimo aborrecimento, porque maior era o aborrecimento com que a aborrecia do que o amor com que a amara”. Era uma paixão carnal, fundamentada em grosso egoísmo. Como acontece muito hoje em dia.
Voltando ao “cabra ruim” do Jonadabe, ele sabia como funciona uma paixão carnal. Procurando agradar ao seu primo, ele ensinou direitinho a ele como conseguir seus intentos. Que grande amigo era Jonadabe! Desgraçou a vida da Tamar, que também era sua prima e criou uma situação que acabou custando a vida do próprio primo Amnon. Envolvido indiretamente no mesmo problema foi Absalão que se tornou em um assassino.
Ah, Jonadabe. E depois ainda quis fazer média com Davi, pai dos três infelizes jovens. Veja a cara de pau dele nos versos 29 a 36.
O começo do salmo 1º diz: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios”, o conselho dos “Jonadabes”.
Sabem quem são os Jonadabes de hoje? São os que incentivam os jovens a se envolverem em experiências sexuais sem se preocuparem com as consequências. São os produtores de filmes, revistas e músicas fundamentadas no sexo irresponsável, no sexo sem casamento.
Jovens queridos fujam do Jonadabe. Pais ajudem seus filhos a se defenderem de tais pessoas. Vejam que Davi, ingenuamente, cooperou para que a trama daquele homem ímpio funcionasse. Releiam os versos 1 a 7 do nosso texto. Não exponham suas filhas e seus filhos a situações perigosas.
Que Deus nos guarde dos Jonadabes!