Uma irmã ouviu o pastor pregar que nós podemos transportar montanhas de um lugar para outro. Basta ter fé e dar a ordem. Aí a irmã resolveu colocar isso em prática. Pra começar, ela resolveu praticar isso com uma panela. Foi lá no armário e ordenou à panela: “Eu te ordeno que saias daí e te coloques lá em cima do fogão”. A panela nem se mexeu. “Eu tenho fé. Eu creio que você vai me obedecer. Portanto levante-se e vá lá para o fogão”. Nada, mas a irmãzinha não era de entregar os pontos facilmente. Ela lembrava muito bem da pregação do pastor. Ele disse que bastava ter fé. E ela tinha fé.
Então, vamos lá de novo: “Panela, eu tenho fé, e com base nesta fé eu te ordeno: saia do armário e vá para o fogão”. Era muito atrevimento daquela panela. Não obedecia de jeito nenhum. A irmã que já estava ficando rouca e muito nervosa agarrou a panela pela asa, arrancou-a do armário e colocou-a sobre o fogão dizendo: “EU SABIA QUE VOCÊ NÃO IA OBEDECER MESMO, SUA TEIMOSA”.
Pois é, tem muita gente por aí dizendo que tem fé, mas sem, de fato possuí-la. Claro que não estamos nos referindo à fé natural. Todo mundo tem essa. Tomar um elevador, viajar de avião ou simplesmente plantar uma semente são atos de fé natural. Mas nós precisamos mesmo é de TER FÉ EM DEUS. Sem fé é impossível agradar a Deus, nos diz a Bíblia. Ter fé em Deus não é acreditar que Ele existe. Isso até o diabo faz. O escritor Tiago diz isso: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem” 2.19.
Ter fé em Deus é confiar n’Ele. Mas crer como? Com base em quê? A Bíblia diz que a fé é pelo ouvir, e ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17). Então nossa fé precisa estar na Bíblia, na Palavra de Deus. Não se pode confiar em alguém a quem não se conhece. A melhor maneira de se conhecer a Deus é ler a Bíblia. Ali está registrado o que Deus fez o que Ele faz e o que ele quer fazer em nós e através de nós.
A principal maneira de demonstrarmos confiança em Deus é entregarmos nossa vida a Ele. Se nós cremos que Ele criou o Universo e a tudo governa com sabedoria, porque ele não saberia governar nossa própria vida? É por isso que o salmista nos diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e Ele tudo fará”. Sl 37.5. Aí está o X da questão: Entregar e confiar. Há pessoas que procuram um médico, fazem uma consulta com ele, mas depois não fazem nada que o médico mandou. Pode ser o melhor médico do mundo, ele nada poderá fazer pelo paciente que não confia nele. Assim é Deus. Jesus não pode fazer muitas maravilhas em sua própria pátria por causa da incredulidade reinante ali (Mt 13.58).
O genuíno exercício da fé começa com a entrega de nossa vida ao Senhor. A partir daí, vivemos continuamente na esfera da fé. Paulo diz: “Porque andamos por fé, e não por vista” II Co 5.7.
Deus opera em nós e através de nós na medida de nossa fé. Ele sara nossas enfermidades, soluciona nossos problemas, orienta nossos passos, multiplica os nossos bens e faz uso de nós para operar tudo isso em favor de outras pessoas, à medida que exercitamos nossa fé n’Ele.
Agora, atenção, ter fé em Deus não é acreditar que Ele pode fazer o que nós necessitamos. É ter certeza de que ele vai fazer. “Ih, lá vem à irmãzinha da panela”. Não, não é isso. Você já entregou a sua vida ao Senhor? Se ainda não fez faça-o agora, você tem uma necessidade que não pode suprir por si mesmo. É uma enfermidade, um problema financeiro, uma causa qualquer. Faça um propósito agora de glorificar a Deus, em retribuição e em consequência do livramento que Ele vai realizar. Pronto? Então é para glória de Deus, agora tenha certeza de que Ele vai operar. Isso é fé e receber por antecipação.