tex0233

tex0233

DAVI

   Um homem capaz de arriscar sua vida, enfrentando um forte, experiente e bem armado guerreiro inimigo, humanamente falando, em franca desvantagem, em defesa da honra de seu povo; sendo o mesmo homem capaz de assassinar covardemente um soldado leal, seu próprio companheiro de batalha? Um homem que por temer a Deus, poupa alguém que está à cata de sua vida e se esquece dos preceitos divinos quando cobiça e toma a mulher de seu próximo? Quem foi este homem? Davi, o homem segundo o coração de Deus, o suave em Salmos de Israel.
   O capítulo 11 do 2º livro de Samuel descreve a queda moral do rei Davi e os capítulos seguintes mostram as consequências para ele, para sua família, para as pessoas que viviam ao redor dele e para toda a nação.
   De toda a tragédia acontecida com David, podemos tirar lições muito úteis para nós que vivemos muitos séculos depois de tudo aquilo.
   Em primeiro lugar, está aí mais uma prova da origem divina da Bíblia. Se a Bíblia fosse um livro comum, o pecado de Davi teria sido omitido em suas páginas, já que Davi foi um homem tão importante na história de Israel e até escritor de uma boa parte da Bíblia. E aí está outro grande ensinamento, Deus não faz acepção de pessoas. Davi era um homem “segundo o coração de Deus”. Nem por isso o seu pecado deixou de ser exposto e tampouco foi ele poupado do respectivo castigo.
   Vamos guardar mais esta: todo ser humano está sujeito ao pecado. Se Davi, um escritor da Bíblia, um homem que tinha experiências tão profundas com Deus, se esse homem pecou, quem está isento do pecado?
   Mas, atenção, eu não estou querendo dizer que aquele pecado de Davi era inevitável. Prestemos bem atenção. A Bíblia diz que “no tempo em que os reis saem para a guerra” Davi ficou em casa dormindo. Ele estava descansando na hora errada. Descansar para repor as energias é uma coisa. Ficar ocioso quando é hora de trabalhar, é outra coisa muito diferente.
   Há muitos servos e muitas servas de Deus que estão fracassando justamente por causa disso: se estribam naquilo que fizeram no passado, estão totalmente ociosos hoje em dia. Cuidado meu irmão, cuidado minha irmã. Lembrem-se do que aconteceu com Davi.
   Há cristãos que nem tem uma folha de serviços para mostrar e já querem viver na boa vida. Queridos irmãos, nós não fomos salvos para viver na ociosidade, fomos salvos para o serviço, fomos salvos para guerrear. E este é o tempo em que os soldados de Jesus saem à guerra. Levante-se. Vamos para a batalha!
   O pecado de Davi lhe trouxe um prazer imediato, mas as consequências foram terríveis. O lema do inferno é esse mesmo: “Desfrute agora, pague depois”. O problema é que a pessoa nunca sabe quanto vai pagar. Davi perdeu a comunhão com Deus, perdeu a paz interior, perdeu a autoridade moral sobre os filhos, deu ensejo a que, dentro de sua família, houvesse incesto, assassinato entre irmãos e até mesmo que o seu próprio filho quisesse matá-lo para apoderar-se do reino. Sofreu ele, sofreu o marido traído, sofreu a criança fruto do adultério, sofreram todos os filhos, sofreu a nação inteira. Não valeu a pena. O pecado nunca vale à pena. Como diz o hino da Harpa Cristã “melhor e mais nobre será triunfar”. Peçamos forças ao Senhor para sermos sempre vitoriosos em seu nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *