Hoje vamos conversar acerca de uma mulher, cujo nome a Bíblia nem menciona, tal como muitas outras heroínas da história Bíblica. A omissão do nome dessa mulher não deve ser entendida como preconceito contra as pessoas do sexo feminino até porque, há muitos heróis homens, cujos nomes a Bíblia omite.
Eu prefiro encarar a omissão de nomes de heróis e heroínas, na Bíblia como uma homenagem a todos os bem feitores e bem feitoras anônimos, de todos os tempos e lugares, principalmente no meio do povo de Deus.
O grande feito de nossa heroína anônima está registrado no 2º livro de Samuel, capítulo 17 versos 15 a 21, ainda no contexto da grande crise dos tempos do Rei Davi.
Aquela foi uma mulher admirável porquê de comum acordo com o seu marido, trabalhou ao lado do bem. Havia surgido no meio do povo, um demagogo por nome Absalão. Com falsas promessas e exibindo uma imensa simpatia, Absalão estava fazendo enorme sucesso. Mas aquela mulher e o seu marido, não se deixaram enganar, ainda que a posição deles fosse contrária à da maioria, eles não se importaram, arriscaram a vida para beneficiar seu povo que, sem o saber, corria enorme perigo.
Mas o que foi de prático, que a mulher fez? O texto Bíblico diz que ela escondeu, com tremenda inteligência, os agentes secretos que levavam informações vitais para o rei Davi, àquela altura enfrentando uma conspiração mortal. Os agentes secretos haviam sido descobertos, mas desceram para o poço que havia na casa daquela mulher. Ela simplesmente espalhou grãos descascados sobre a boca do poço e, com isto, despistou os agentes da contra espionagem. Uma ação tão simples, mas que salvou a vida do rei Davi e beneficiou a toda a nação. Davi tinha bons generais, bons soldados, bons conselheiros, mas nada disso lhe teria adiantado se não fosse a iniciativa daquela mulher. Mulher de iniciativa.
E que mulher discreta! Há quem diga que as mulheres não sabem guardar segredo. Isso não é verdade. Vejam o caso desta. Ela colocou sua inteligência, e que inteligência, para trabalhar a serviço da manutenção do segredo. Se essa mulher não fosse discreta como foi, colocaria em risco de vida seu marido e ao líder de sua nação.
Por não saberem guardar segredo, muitos homens e mulheres têm destruído seus lares, os lares alheios, a reputação e até a vida física de muita gente. Desculpem a expressão, mas há muitas pessoas que são como urubus: adoram ver carniça exposta. E muitos o fazem como se estivessem à serviço da santidade.
Ao contrário desses, vamos fazer como aquela mulher, vamos agir com discrição, vamos ter misericórdia, vamos salvar vidas, vamos espalhar grãos descascados na boca do poço.