Dentre os males que aflige nossa geração sabemos que a solidão é dos mais graves. É um paradoxo que nesta era de superpopulação do mundo e de tantos recursos de comunicações, muita gente se sinta só. Mas, é um fato.
Todo ser humano sente necessidade de alguém com que possa conversar compartilhar um pouco de seu ser. E embora muita gente não saiba ou recuse a aceitar, a verdade é que também todo ser humano sente necessidade da companhia de Deus. O ser humano foi criado para viver e comunhão com Deus e quando o pecado entrou no mundo provocou esse mal que tanto aflige as pessoas que é a impossibilidade de desfrutar da amizade de seu Criador. Felizmente Deus tomou a iniciativa de reativar a amizade rompida e enviou-nos Jesus, se filho unigênito para efetivar essa reconciliação. E a Bíblia nos diz: “Deus estava e Cristo reconciliando consigo o mundo”.
Emanuel é um dos nomes de Jesus. Esse nome, que literalmente quer dizer “Deus conosco” bem expressa o caráter do ministério de Jesus.
Na época de seu ministério terreno Jesus preenchia essa necessidade básica dos seres humanos.
Quando Ele foi crucificado houve muita tristeza no coração de seus discípulos ocasionado pela brusca separação. Quando Jesus ressuscitou a alegria voltou a dominar aquelas vidas. Por 40 dias Jesus esteve em companhia de seus amigos, ensinando-os, confortando-os, acompanhando-os. Mas talvez quando os discípulos imaginavam que seu mestre voltaria para sua glória o lugar de onde veio, a sombra do temor da solidão amedrontava-os. Mas antes de retomar aos céus, Jesus reuniu seus amigos e disse-lhes: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século”.
Jesus que conhece perfeitamente todas as necessidades humanas tem desejo de estar ao lado de todas as pessoas hoje. Deseja com elas manter maravilhosos laços de amizade. Assim, ele nos diz no livro de Ap, cap 3 verso 20: “Eis que estou à porta…”.
Sim, ouvinte, Jesus é o amigo certo nas horas incertas. Pode nos socorrer em todas as circunstâncias de nossa vida. Sabe como ninguém compreender-nos e está sempre pronto a ouvir nossas confidências e tem sempre algo para nos comunicar ao coração. Você precisa desse amigo.
Certa vez, no mar da Galileia os discípulos de Jesus foram surpreendidos por uma grande tempestade lutara com todas suas forças e com todos os conhecimentos de sua experiência de pescadores sem nada conseguir. Quando estava prestes a sucumbir, alguém se lembrou de que Jesus estava com eles no barco. Foi então que despertara o Mestre, e Ele com seu poder repreendeu a fúria dos ventos e do mar, seguindo-se grande bonança. Quem sabe você hoje não estará perecendo porque insiste em resolver os problemas que lhe aflige usando suas próprias forças? Experimente chamar Jesus. Ele assim nos diz: “Buscar-me-eis e me encontrareis…”
Mas amigos, uma amizade só pode ser forte e duradoura se há compreensão recíproca. Você precisa conhecer melhor a Jesus. Todos os que conhecem bem consideram-no como o melhor de seus amigos. Ele só ingressará no seu círculo de amizade se você o convidar. Só lhe segredará seus conhecimentos se vocÊ aceitar humildemente suas instruções.