tex0193

tex0193

QUE TIPO DE COMPANHEIRO VOCÊ TEM SIDO

   Certo rapaz foi pedir a mão de uma donzela em casamento. Na hora “H”, ele olha para o pai da moça e diz: “caro Senhor, eu estou aqui para pedir que me dê à mão de sua filha em casamento, pois preciso da companhia dela para atravessar o deserto da vida”. Respondendo-lhe o cidadão: “Se é para atravessar o deserto, porque você não compra um camelo?”
   Sabem que o rapaz e o pai da moça tinham razão? O rapaz entendia que há certas pessoas cuja companhia torna a vida da gente menos penosa e até agradável. Há pessoas cuja companhia transforma o deserto num oásis. Todos nós precisamos encontrar pessoas que sejam assim e caminhar lado a lado com elas.
   O pai da moça, na intenção de buscar o que fosse melhor para a filha querida, não estava disposto a entregá-la a alguém que tudo o que tinha a oferecer era uma caminhada pelo deserto. Porque tem gente que tem o “dom” de transformar a vida dos outros em deserto. São autênticos “desmancha prazeres”.
   Que tipo de companheiro você tem sido? Não estou formulando esta pergunta com o objetivo de encabular ninguém. Não é para trazer remorso nem por na consciência dos meus ouvintes. Afinal, eu não quero ser um “desmancha prazeres”. Eu estou perguntando é porque estamos começando mais uma etapa em nossa caminhada da vida, um novo ano, e este é um momento muito oportuno para refletirmos. Para refletirmos e para mudarmos aquilo que precisar ser mudado em nossa maneira de ser.
Agora, é muito fácil fazer uma boa avaliação de nós mesmos, por nós mesmos. O livro de provérbios dia: “cada qual entre os homens apregoa a sua bondade, mas o homem fiel, quem o achará?” (Pv 20.6)
   O melhor mesmo é nos submetermos aos critérios de avaliação do Senhor. E preciso orar com sinceridade a Ele, como fez o salmista: “sonda-me o Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos, e vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139.23-24). Já no Salmo 19, versos 12 e 13 ele exclama: “Senhor, quem pode entender os próprios erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba livra o teu servo para que se não assenhoreie de mim. E então serei sincero e ficarei livre de grande transgressão.”
   Não existe melhor companheiro, de viagem do que Jesus. Para que nós sejamos também bons companheiros, precisamos aprender com Ele. O primeiro passo a ser dado é vir a ele, e em seguida aprender com Ele. Foi por isso que Ele convidou: “vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas” (Mt 11.28-29). Faça isso, se ainda não o fez, neste início de ano. Venha a Jesus. Aprenda com Jesus. Ande com Jesus, e seja uma boa companhia para as outras pessoas em 1988 e sempre. Deus abençoe sua vida e faça de você uma grande bênção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *