O que é opção social? Falando em termos do mundo material, ela representa a colocação dos interesses das pessoas menos favorecidas social e economicamente ACIMA dos interesses dos mais abastados. É uma árdua tarefa política, já que o governo tem que convencer os maiores pagadores de impostos, exatamente os que exercem maior influência sobre a sociedade e a economia, a renunciarem a interesses legítimos.
Quando a opção social é verdadeiramente colocada em prática, deixa-se de oferecer mais e melhores faculdades para se construir escolas de primeiro grau. Deixa-se de oferecer mais e melhores serviços públicos nos bairros de classe média e alta para se oferecer serviços básicos às favelas e pequenas cidades. E assim por diante.
O que é opção evangelística? Agora estamos falando em termos do Reino de Deus. Esta ocorre quando crentes antigos, os que representam não apenas a sustentação financeira e também a sustentação espiritual e a força de trabalho de uma igreja, por ação do Espírito Santo, abdicam de instalações confortáveis, abdicam de um melhor atendimento pastoral e de outros interesses perfeitamente defensáveis, em favor da obra evangelística. Abdicam de tudo isso tentando beneficiar a pessoas que hoje bebem, fumam, adulteram, falam mal dos crentes e ainda por cima não dão um tostão para a igreja.
Modéstia à parte e graças à infinita misericórdia de Deus, a Assembleia de Deus que está na Av. L2 sul tem feito e exercido uma inquestionável oração evangelística. As modestas instalações do templo sede e a exiguidade de pastores com dedicação integral ao Plano Piloto são reflexos de um gigantesco esforço de evangelização voltada para todo o DF, região geoeconômica, outras regiões do país e, também, do exterior.
Muitas vezes somos induzidos a imaginar que a contratação de pastores e a construção de templos nada têm a ver com evangelização. Mas, de fato, pensando bem, essa é a forma mais consistente de evangelismo. Ir a algum lugar, pregar o Evangelho, discipular novos convertidos, batizá-los e apascentá-los, é um trabalho de evangelização completo. Isso é o que temos feito indo a Luziânia, passando por Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Área Alfa, Valparaíso, Marajó, Cidade Ocidental, Jardim Planalto e Ingá. Indo a Ibitiara- BA (onde o único templo evangélico é o nosso), passando por Iaciara, Vila Boa, Coopercuçar, Formosa, Planaltina DF, Brasilinha, Sobradinho e Paranoá. Indo a Padre Bernardo, passando pelo Gurá, Taguatinga e Trajanópolis. Indo à fazenda São Paulo, passando por São Gabriel e São João D’aliança. Indo à Índia, passando por Funes (Argentina), Mercedes (Uruguai) e Paysandu (Uruguai). Louvado seja Deus!
Não nos temos descuidado da evangelização do Plano Piloto. Dedicamos, além de tudo o que diz respeito à sede e além de ofertas voluntárias específicas, sete por cento de nossa renda bruta à evangelização local.
Tudo isso tem custado um preço que vai além das cifras em cruzeiros. Mas com os olhos feitos n’Aquele que tudo pode e com as mãos erguidas para o céu, podemos dizer como Samuel: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.