tex0175

tex0175

O PERDÃO

   Uma irmãzinha estava tendo problemas com o marido que a maltratava muito. Perguntou então ao seu pastor como é que ela deveria tratar esse marido ruim. O pastor então citou para ela Romanos 12.20: “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber, porque fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”. Aí o pastor perguntou àquela irmã. A irmã está fazendo isso com o seu marido? A consulente respondeu: não. Brasa de fogo eu nunca coloquei na cabeça dele, não. Eu ontem queria era derramar água quente no ouvido dele quando ele estava dormindo.
   Pois é. Quase todos nós temos mágoas, ressentimentos contra alguém. E bem que às vezes dá vontade de derramar água quente nos ouvidos de quem nos magoou. No mínimo a gente fica torcendo para que essas pessoas paguem, de alguma maneira, o mal que nos fizeram. É ou não é? E sabem o que a Bíblia nos manda fazer? PERDOAR. Sabem o que Jesus nos manda fazer? PERDOAR. Ah, perdoar, como é difícil! Falar é fácil. Perdoar mesmo é difícil. Na verdade, muitas vezes perdoar é impossível. É isso que você pensa? Vamos conversar um pouco mais sobre isso.
   Eu quero ajudar você que tem alguma mágoa no coração. Você está sofrendo com isso. Deixe-me dizer-lhe. A mágoa que você está sentindo está lhe prejudicando mais do que o mal que lhe fizeram. No fundo, no fundo, você quer que a pessoa pague pelo mal que fez. Você quer que ela sofra. E quem está sofrendo é você. Mágoa, ressentimento, faz mal para o estômago, faz mal para o coração, sim para essa parte de nosso corpo que se chama coração; guardar ressentimento faz mal para os nervos, prejudica o sono, tira a concentração, prejudica a aprendizagem, expõe a pessoa a mil perigos, enfim, guardar mágoas só traz prejuízo. Se você toma remédios para combater esses sintomas do verdadeiro mal que é o ressentimento, fica exposto aos efeitos colaterais desses medicamentos. Só tem um jeito de você ficar curado de tudo isso: perdoar. Perdoar é o remédio. É o único remédio. Quando você perdoar, sabe quem será o principal beneficiado? Você mesmo.
   Quando você guarda mágoa contra alguém, você fica preso a essa pessoa. Eu já ouvi falar de pessoas que têm mágoas até de quem já morreu. Consequência disso: estão presas aos defuntos. Talvez não seja esse o seu caso, mas e você está ressentido contra alguém, você está preso a esse alguém. Só tem um jeito de você se libertar: perdoe. O perdão liberta. Liberta a quem perdoa.
   Outra grande razão porque devemos perdoar: Jesus, ao nos ensinar a oração do “Pai Nosso”, nos mandou dizer: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”, e depois Jesus acrescentou “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai não perdoará as vossas ofensas” Mt 6.14,15.
   Daí, nós podemos deduzir três coisas: perdoar é uma questão de obediência, perdoar é uma questão de justiça, perdoar é uma questão de lógica. É uma questão de obediência porque Jesus Cristo é o Senhor e Ele nos ordenou não simplesmente nos sugeriu que perdoássemos. É uma questão de justiça porque nós devemos querer para o outro aquilo que queremos para nós. Se quisermos perdão, então devemos estar dispostos a dar perdão. É uma questão de lógica porque se todos perdoarem, todos serão perdoados. Mas alguém diz assim: eu não posso perdoar fulano porque ele está muito errado. Ora, se ele estivesse certo, não necessitaria de perdão. Perdão é para os errados. E é nessa base que Deus nos perdoa.
   Amigos, vamos perdoar. Você que tem uma ferida na alma, deixe que o Espírito Santo sare essa ferida. Abra o seu coração agora. Fale com o Senhor, Ele vai lhe dar forças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *