Há um episódio descrito na Bíblia que é meio trágico e meio cômico. Ele é trágico porque está associado à prisão de Jesus, na véspera de sua morte. Veja por que ele é cômico: “E certo mancebo o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu” (Mc 14.51,52).
O rapaz fugiu nu. Nós nem sabemos o nome dele. Pode ter sido o próprio marcos, autor do livro que menciona o episódio, pode ter sido outra pessoa, não se sabe. O fato é que ele saiu correndo pelado pelo meio da rua, no meio da confusão que se seguia à prisão de Jesus. E o caso está na Bíblia. Como não há nada escrito na Bíblia por acaso, há alguma lição para se extrair desse insólito acontecimento.
Se o moço que fugiu nu seguia a Jesus em uma hora tão difícil, é porque ele tinha algum vínculo com o Mestre. O moço queria seguir a Jesus, queria ser-lhe leal. Mas o moço não sabia o que estava a acontecer e não estava preparado. Quando a situação apertou, ele teve que fugir com a roupa que Adão usava no Jardim do Éden.
Quantas pessoas estão seguindo a Cristo hoje em dia e estão como aquele moço: desorientados. Pensam que podem seguir ao Mestre de qualquer maneira. Você pode e deve vir a Ele como você está. Mas, em continuação, o Senhor fala: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (verso 29). Vir a Jesus é o primeiro passo. Mas ninguém vai a lugar nenhum dando um passo só. É preciso aprender e caminhar com Jesus.
Jesus tem inimigos. Continua tendo. No dia em que o moço fugiu nu, os inimigos prenderam primeiro a Jesus e depois quiseram prender seus seguidores. Hoje em dia, os inimigos não podem mais prender ao nosso Mestre. A fúria deles, então, é muito maior para com os cristãos. E quem não está preparado vai fugir nu.
Sabe o que é fugir nu? É fingir-se de ateu, quando a zombaria contra os cristãos é muito forte. Ou tentar acomodar o cristianismo às filosofias e falsas religiões que aparecem aos montes hoje em dia, para não ficar mal com ninguém. Pode acontecer também que alguém fique como quem foge nu, quando não tem o que responder, ao ser confrontado com aqueles que combatem contra a fé cristã. Sabe o que mais? Foge completamente “nu” aquele cujo comportamento no viver diário se mostra totalmente em desacordo com a fé cristã que diz professar. Ele foge completamente “nu” quando alguém pergunta: “mas você não diz que é crente? Como então está praticando essas coisas?”.
Não sabemos o que aconteceu com o jovem de Mc 14.51. Provavelmente, ele foi para casa, vestiu uma roupa e voltou a seguir Jesus. Talvez, tempos depois, aquele moço se tornou uma bênção no seio da Igreja. Isso pode acontecer também com todas as pessoas que estão hoje seguindo a Jesus, mas sem base, sem convicção, sem consistência. O Senhor quer dar a todos o preparo adequado para que sejam bênçãos em suas mãos. Seja você também uma bênção nas mãos de Deus hoje e sempre. Amém.