tex0165

tex0165

O CIRINEU

   Um homem contribui para que Jesus fosse crucificado e o Senhor ainda ficou agradecido a ele por isso. Quem foi esse homem? Simão Cirineu. Claro, Simão Sirineu carregou a cruz de Jesus, a caminho do Calvário, por razões humanitárias, até por caridade, e não por que quisesse a morte do Nazareno. Uma das passagens que mencionam esse fato é Mc 15.21. Ali nós vemos que Simão foi constrangido a carregar a cruz. Provavelmente porque houve dentro dele um conflito. Se ajudasse Jesus a carregar o madeiro, estaria contribuindo para a morte dele; se não ajudasse, indiretamente estaria contribuindo para que a morte dele fosse ainda mais penosa.
   Sabe por que Simão é chamado Cirineu? Porque ele era natural de um lugar chamado Cirene, na África. Para Jesus e para o Africano foi um encontro inesquecível. É sempre assim: Quem se encontra com Jesus, jamais se esquece dele. A pessoa pode até tentar, pode fingir que esqueceu, mas esquecer, mesmo, não esquece. E o encontro de Simão Cirineu com Jesus foi algo inesperado. Ele voltava do campo. De repente, dá com aquele quadro terrível: um sentenciado à morte a caminho da execução. Talvez por causa de seu porte físico, ele é envolvido na coisa e não tem como fugir.
   Será que o Espírito Santo não aproveitou aquela situação para colocar o Cirineu em contato com Jesus? Ele sempre está procurando um jeito de colocar alguém em contato com Jesus. Outra coisa que o Espírito Santo fez foi criar um cenário para nos ministrar profundas lições.
   Jesus precisou do Cirineu porque Ele quis. Se Ele fizesse uso de seus poderes divinos, não necessitaria da ajuda de ninguém para transportar aquela cruz. Na verdade Ele nem iria para a cruz. Mas Jesus quis ir para a cruz e se submeteu à condição de uma pessoa carente. Ainda hoje ele quer ser ajudado. Ele não precisa da ajuda de ninguém, mas quer que todos os seres humanos cooperem com Ele na obra que Ele começou um dia, mas que ainda está em andamento.
   Certa vez, Jesus afirmou: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34). Cada um deve levar a sua cruz. Mas há momentos em que a caminhada parece insuportável. Numa hora dessas, como faz falta um Cirineu! Se Jesus precisou de um, qualquer um de nós pode precisar.
   O Cirineu não pode livrar Jesus da morte, mas pode minorar seus sofrimentos, ainda que por pouco tempo. Muitas vezes nós também somos impotentes para tirar um irmão da fase difícil que está atravessando. Mas podemos ouvi-lo, emprestar o ombro amigo para que ele possa chorar, talvez possamos fazer algo mais. Quem ajuda, está sendo aperfeiçoado por Deus, de maneira a poder ser cada vez mais útil nas mãos do Senhor. E como é gostosa a sensação de ser um instrumento de Deus para abençoar as pessoas! Quem é ajudado, está também aprendendo. Amanhã, quando ele vir alguém sofrendo, terá mais capacidade de compreender e uma motivação maior para socorrer. Qual é o seu caso? Seja sua condição a de ajudador ou a de ajudado, deixe que o Senhor seja glorificado em todas as coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *