“E se alguém lhe disser: que feridas são essas nas tuas mãos? Diria ele: são feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos” Zacarias 13:6.
As palavras que acabamos de ler, embora registradas no Antigo Testamento, referem-se a Jesus, o Messias. Jesus foi ferido em casa de seus amigos, o povo judeu, e não apenas foi ferido em seu corpo, mas também em sua alma. Os instrumentos que os amigos de Jesus utilizaram para ferir sua alma foram a rejeição, a calúnia, a negação e até a traição. Vocês se lembram de que Jesus chamou Judas, aquele que o traiu de amigo? Isso está registrado em Mateus, capítulo 26 e verso 50. Amigo traidor!
Ser traído por um inimigo, ainda se compreende, mas por um amigo?
O que foi que Judas fez? Utilizou as informações que obteve através de seu relacionamento privilegiado com Jesus, para prejudicar o próprio Jesus. É isso que os traidores fazem.
As feridas produzidas pela traição são muito difíceis de serem curadas. Mas não são incuráveis. Claro que não. O bálsamo do Espírito Santo, o Consolador, e a Palavra de Deus podem perfeitamente curar esse tipo de ferida.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o traidor é um infeliz, digno de pena. Lembram-se do fim de Judas? Foi trágico. Acabou se suicidando. Se alguém traiu você, utilizou a própria confiança que você nele depositou para prejudicar você, ore por esse alguém. Por pior que seja o sofrimento que essa pessoa produziu em você, o sofrimento dela é muito maior. Não precisa desejar o mal para ela, o mal já está com ela.
Em segundo lugar, vamos nos lembrar de que, quando amamos a Deus, ninguém consegue nos fazer mal. É o que diz Romanos, capítulo 8 e verso 28: “Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”. O traidor pode pensar em nos fazer mal, mas o Senhor transforma tudo em bem. Por causa da traição de Judas, Jesus foi preso, esbofeteado, chicoteado, crucificado, mas tudo resultou na redenção da humanidade. E o profeta Isaías disse: “O trabalho da sua alma Ele verá e ficará satisfeito”. Glória a Jesus! A gente pode sofrer de imediato, mas, no final, o saldo será positivo.
Lembram-se de José? Aquele que chamaram de José do Egito? Quando seus irmãos os traidores que o venderam como escravos, lhe vieram pedir perdão, o que foi que ele disse? “Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida um povo grande”, Gênesis, capítulo 50 e verso 20.
Se você ficar aí, como se diz: “lambendo as feridas”, a dor da traição que lhe fizeram só faz aumentar e os efeitos danosos se multiplicarão. Se você se dispuser a ter misericórdia do coitado do traidor, orar por ele e até dar graças pelas experiências difíceis que está atravessando, Deus vai sarar as feridas e transformar todo o mal em bem. Eu quero concluir esta ministração, orando por você que foi ferido pela traição de alguém. Pode chorar baixinho, chorar alto, chorar convulsivamente. Ao final você estará curado. Em nome de Jesus.