tex0135

tex0135

FAMÍLIA

  Dizem que certo cidadão foi infeliz no casamento e ficou revoltado com as mulheres. Também pudera: a mulher o abandonara deixando sob seus cuidados um filho recém-nascido. Aí o homem jurou que iria criar o filho de tal maneira que ele jamais gostaria de uma mulher. Afinal, pensava ele, a atração de homem por mulher é só uma questão cultural. Se ele criasse o filho sem nunca ver uma mulher, ele nunca iria gostar de ninguém do sexo feminino. Foi assim que ele criou o filho até a idade adulta sem nunca ver uma mulher. Finalmente chegou o dia de testar a teoria. O pai levou o filho, agora um homem, para a cidade, onde certamente teria a oportunidade de ver uma mulher pela primeira vez na vida. Aí aconteceu. Quando o rapaz viu uma moça, perguntou ao pai: “Meu pai, o que é aquilo?”. É uma praga meu filho. E o filho: “Pai, me compra uma praga daquela?”.
  A atração dos homens pelas mulheres, e vice-versa, vem desde o jardim do Éden. É uma coisa saudável e é fundamental para a constituição das famílias.
  Embora a instituição fami8liar seja tão combatida hoje em dia, e seja objeto de escárnio e desprezo, chegando a ser tema de muitas piadas de mau gosto, a verdade é que ela tem origem em Deus. Deus é sábio e bom. Logo, sendo a família algo que tem origem n’Ele, ela só pode ser uma coisa boa e necessária. Então, porque tantas famílias vão mal hoje em dia? Porque muitas famílias de crentes em Cristo estão em crise e muitas têm sido até dissolvidas?
  Em primeiro lugar, temos que levar em conta que o diabo existe e ele é contra as famílias. Ele é contra tudo o que agrada a Deus. Quanto maior for o apreço que Deus tenha por algo, maior será o ódio de satanás. Assim é a família: odiada e perseguida pelo diabo vinte e quatro horas por dia. Mas não estamos dizendo isso para amedrontar as pessoas. Estamos apenas alertando. Afinal, Deus é o maior defensor da família e Ele é maior do que toda força do mal.
  Muitos lares estão se destruindo por falta de amor. Agora, atenção: a desculpa de que o amor acabou nunca justificará uma separação conjugal perante Deus. Para Deus, amar é uma coisa que depende de nós. A Palavra de Deus ordena: “maridos, amai vossas mulheres” (Ef 5.25). Deus não nos mandaria fazer uma coisa que não dependesse de nós. Também o verso 4 do capítulo 2 do livro de Tito nos deixa claro que as mulheres devem aprender a amar a seus maridos. Logo, amar é uma coisa que se aprende. O problema é que a televisão e os outros meios de comunicação estão apresentando às pessoas um falso conceito de amor e, infelizmente, muitas pessoas estão assimilando essa mentira. A verdade é que o verdadeiro amor tem origem em Deus e a Bíblia nos diz que “O amor jamais acaba” (I Co 13.8).
  Cada lar tem origem em Deus, tem a aprovação de Deus e tem a proteção de Deus, mas, nunca devemos nos esquecer, é constituído por seres humanos. Qualquer relacionamento humano, para ser mantido, tem que vencer dificuldades. Não existem duas pessoas iguais no mundo e a convivência entre pessoas diferentes sempre exige renúncia, paciência e humildade.
  Hoje em dia, apareceu um conceito estúpido chamado “alma gêmea”. Sabe o que é alma gêmea? É uma coisa que não existe. Não existe ninguém no mundo, por melhor, por mais belo e por mais sábio que seja com a qual se possa viver sem esforço e sem abnegação.
  O casamento não deve nem precisa ser uma coisa monótona, aborrecida. Não planejou o casamento para ser assim. Quando o casamento se torna infeliz, a solução não é trocar de par. Todo o esforço que deveria ser feito para se constituir um novo relacionamento, se feito em favor do atual, rende frutos mais imediatos, mais duradouros e melhores.
  Finalmente, um lembrete: oração, jejum e humildade continuam funcionando, nos casos de desentendimentos entre cônjuges, desentendimentos entre pais e filhos, enfermidades, dificuldades financeiras e em todas as situações de turbulências no lar.
  No Salmo 128 está escrito: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *