tex0130

tex0130

DOENÇAS DA ALMA – SENTIMENTO DE CULPA

  Como sempre acontece, algum dos filhos de um casal cometeu “uma arte”. E como sempre acontece também, ninguém assumiu o erro. “Não fui eu”, diz o mais velho. “Não fui eu”, diz o mais novo. “Não fui eu”, diz cada um. Mas era preciso descobrir o responsável. Aí a mamãe teve uma ideia. “Vou dar a cada um de vocês um palito. O palito daquele que estiver mentindo vai amanhecer maior que o dos outros”. Disse ela. Naquela noite cada um foi para a cama levando o palito que o inocentaria ou condenaria no dia seguinte. Juquinha, o verdadeiro culpado, não conseguiu dormir direito. Acordava, ia lá onde estava o seu palito, tirava-o do lugar e ficava olhando para ver se ele já havia crescido. E o pior é que parecia que o palito estava crescendo mesmo! Como ele não tinha acesso aos dos outros para conferir, seu desespero ia crescendo com o passar da noite. Sabe o que ele fez? CORTOU UM PEDAÇO DO PALITO. No dia seguinte, foi fácil para a mamãe saber quem era o culpado. O palito cortado denunciou Juquinha.
  Sentimento de culpa é um dos problemas que mais afligem a alma humana. Ele maltrata, tira o sono, tira a fome, tira a paz. Esse é um problema que mais atinge o ser humano desde o Éden. Lembram-se de como o primeiro casal procurou se esconder de Deus, depois de haverem cometido o primeiro ato de desobediência? Essa é a sina de quem carrega um sentimento de culpa: se esconder, fugir, disfarçar. Isso custa um preço. Um preço muito alto.
  O que fazer quando se está com sentimento de culpa?
  Primeiro, procure analisar a origem desse sentimento de culpa. Esse sentimento de culpa deve estar associado algum acontecimento, algum evento da sua vida. A nossa tendência é evitar lembrar a cena, a simples recordação dela faz sofrer. Mas é necessário “voltar a fita” para ver o que realmente aconteceu. Sabe que às vezes a gente carrega uma culpa que, de fato, nem existe? O diabo se chama diabo porque esse nome significa literalmente “acusador”. Ele é mestre em acusar. A ele interessa que as pessoas se sintam mal, indignas, com nojo de si mesmas.
  Se a culpa existe, de fato, há coisas para fazer. Primeira, procure tirar as lições dos erros cometidos. Procure identificar seus pontos fracos, de maneira a reforçar esses pontos. Vejam quais foram as circunstâncias que favoreceram a ocorrência do erro para evitar se envolver nas mesmas circunstâncias no futuro. Isso significa VIGIAR. Segunda coisa a fazer, pedir perdão ao Senhor e as pessoas que eventualmente tenham sido prejudicadas pelo erro cometido. Queridos, isso é extremamente importante. A Bíblia diz “Aquele que encobre as suas transgressões, nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”. Pv 28.13. Também está escrito em I Jo 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.
  Agora eu gostaria de dizer algumas coisas sobre a confissão. A confissão não pode ser feita a qualquer pessoa. Ela deve ser feita a quem tenha maturidade para nos ouvir e condições para nos ajudar. Senão, ao invés de as coisas melhorarem, elas ficam piores.
  Uma das razões porque a confissão é importante é justamente esta: Ela abre espaço para que a pessoa seja ajudada para não voltar a incorrer no mesmo erro. Muitas vezes uma pessoa fica tentando se livrar de um erro, por conta própria e nunca consegue. Ela não sabe como fazer. Aí vem alguém preparado por Deus e ensina. Que maravilha.
  Outra razão para a confissão: o exercício da humildade. Geralmente os nossos erros estão associados à nossa rebeldia, arrogância, autossuficiência. A confissão marca o caminho de volta. O caminho da humildade, do reconhecimento de nossa dependência de Deus e dos irmãos.
  Amigos, uma vez que tenhamos confessado nossas culpas ao Senhor e, quando for o caso, a alguma pessoa madura, o que nos resta é receber o perdão de Deus. Não há nenhum motivo para se ficar carregando um fardo que Jesus já levou por nós. Jesus já pagou o preço. Ele morreu justamente por causa dos nossos pecados. Você quer começar o caminho de volta agora mesmo? Então vamos falar com Deus sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *