Que coisa linda é o Salmo 103. Ele começa assim: “Bendize oh minha alma ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize oh minha alma ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios”. É Ele que perdoa todas as iniquidades, e SARA TODAS AS TUAS ENFERMIDADES.
É interessante notar como o Salmista deseja glorificar a Deus com todo o seu ser, a começar com a parte mais profunda de si mesmo, a sua própria alma. E, ao convocar sua própria alma para bendizer ao Senhor e dar as razões para isto, o Salmista diz que é Deus a fonte da saúde dela, da sua alma.
A alma adoece. As doenças da alma se irradiam por todo o ser, inclusive pelo próprio corpo. Às vezes uma doença que se manifesta no corpo tem sua sede exclusivamente na alma. Às vezes uma doença localizada na alma faz com que o corpo se enfraqueça, dando oportunidade para que algum agente físico prevaleça contra o corpo.
As doenças da alma, normalmente estão associadas aos nossos sentimentos. Tudo o que afeta os nossos sentimentos, afeta a nossa alma claro que nem tudo o que afeta negativamente os nossos sentimentos faz adoecer nossa alma. Isso vai depender da intensidade com que essas coisas negativas nos atingem e de como estamos preparados ou despreparados para elas. Ocorre que às vezes somos literalmente atropelados por coisas desagradáveis em nossos relacionamentos ou por circunstâncias muito adversas, e então nossa alma adoece. E quando a alma adoece só Deus pode curá-la. “É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades”.
Deus sara nossas enfermidades primordialmente através de Sua Palavra. O Salmo 107, verso 20 dia: “Enviou a sua Palavra, e os sarou”. Ministrando aqui a Palavra de Deus, coloco-me à disposição do Senhor para que use esse seu servo para curar muitas almas feridas.
O primeiro passo para ser curado, por Deus diretamente ou pela instrumentalidade de outras pessoas, É SE RECONHECER QUE ESTÁ DOENTE. Ninguém vai procurar tratamento enquanto julgar que está sadio.
O segundo passo para ser curado, é desistir de esperar que a doença desapareça por si mesma. É verdade que às vezes o nosso ser reage bem e acaba vencendo a doença, menos tempo podemos esperar para procurar ajuda de alguém. Há doenças que, se não forem combatidas no mesmo dia em que surgirem nos matam. Às vezes a gente pode se dar ao luxo de esperar mais alguns dias. De qualquer forma, doença é prejuízo e precisa ser combatida.
As doenças mais comuns que se alojam na alma das pessoas são: amargura, baixa autoestima, ódio, preocupação excessiva e medo. Cada um desses males pode se manifestar de maneira diferente, de pessoa para pessoa. Às vezes dois ou mais desses males podem-se conjugar e dar origem a outro mal. Por exemplo, baixa autoestima, associado ao medo ou insegurança, pode resultar num ciúme doentio. Um episódio desagradável ocorrido na infância pode desencadear um complexo de inferioridade que é outra doença.
Se você vive sofrendo, afetado por um ou mais desses males ou por males parecidos com esses, sua alma está doente. Ela precisa de tratamento. Não se esqueça, é Deus que perdoa todas suas iniquidades e sara todas as enfermidades de sua alma. Comece a bendizer ao Senhor, abra o seu coração para Ele e deixe que Ele opere em todo o seu ser.