1. Entendendo que, por mais que eu esteja cooperando com a tarefa de ganhar almas, eu posso e devo fazer mais.
1.1 Todo cristão integrado a uma igreja evangelizadora é, automaticamente, um ganhador de almas. Suas orações, sua contribuição financeira e até sua presença aos cultos, fazem parte do esforço evangelístico da igreja.
1.2 É verdade também, que nossa maneira de viver no dia-a-dia evangeliza (e “desvangeliza”).
1.3 No entanto, falar de Jesus para as pessoas é tão importante, que não se pode perder nenhuma oportunidade que surgir.
2. Entendendo que executar, pessoalmente, a evangelização é muito importante.
2.1 Ter intensa comunhão com o Espírito Santo é importante. Mas se eu deixar o Espírito Santo agir livremente em mim, Ele me levará a falar de Jesus para as pessoas – Jo 16.7,8; At 1.8.
2.2 O que me leva a querer que as pessoas sejam salvas, é o amor de Deus em mim (Jo 3.16; Rm 5.5). Mas o amor de Deus é muito prático. Para entender isso, basta olhar para a cruz.
2.3 Se eu quero que alguém evangelize meu filho, eu devo estar pronto para evangelizar o filho de alguém. Assim também meus pais, meu cônjuge, meus irmãos, etc. Mt 7.12.
3. Removendo obstáculos
3.1 Ideias erradas. Exemplo: “Esta tarefa é para ser feita pela equipe de evangelização da igreja”, “Se eu não evangelizar meu vizinho, utra pessoa o fará” (Pv 24.11,12).
3.2 Medo. Geralmente é resultado da própria fala de prática e de preparo. Sua remoção começa com uma tomada de posição seguida de oração.
3.3 Desânimo. O inimigo da evangelização trabalha para que os cristãos pensem assim: “se eu evangelizar, ninguém vai crer. Se alguém crer, não permanecerá. Se alguém permanecer, vai dar um trabalho”. Ec 11:.-6.
3.4 Falta de preparo. Pode ser vencida com um esforço sincero e objetivo. Nos próximos encontros e em ocasiões extras que, com a graça de Deus, teremos, estaremos ajudando àqueles que quiserem. Rm 10.13-15.
3.5 Falta de conhecimento do bem que evangelizar faz. Faz bem ao corpo (esforço físico). À alma (crescimento enfrentando desafios; novos relacionamentos). Ao espírito (satisfação; mais comunhão com o Espírito Santo, fé acrescentada).