tex0108

tex0108

A bênção do Senhor é que enriquece, e não traz consigo dores.
Pv 10.22
CIRCUNSTÂNCIAS

  “O povo é teu”. ”Meus não, ele é todo seu”. Que “jogo de empurra” é esse que vemos no capítulo 10 de Deuteronômio, versos 12 e 26? O povo de Israel fizera um bezerro de ouro para adorar e, como se isso fosse pouco, promovera um grande carnaval ao pé do Monte Sinais. Irado, Deus quer acabar com tudo. Moisés, mesmo estando isento da sentença de morte, pede a Deus que tenha compaixão daquela gente. Talvez ele se perguntasse: “Como foi que eu me meti nisso?”.
  A história de Moisés é bem conhecida. Ele nasceu no auge do sofrimento do povo de Israel no Egito. Depois de escapar por pouco de morrer no rio Nilo, com poucos dias de nascido, é adotado pela filha de Faraó. Tudo seria muito tranquilo se ele não tivesse passado algumas semanas com sua própria mãe antes de ir definitivamente para a casa do Faraó. Isso foi o suficiente para que ele, mais tarde, acabasse se identificando com o povo hebreu e passasse a viver num conflito. Sem saber direito como lidar com isso, Moisés mata um egípcio, foge para Midiã e lá tem um encontro com Deus. E Deus “se aproveitou” de todas as circunstâncias da vida de Moisés para fazer dele o grande libertador de Israel. Foi assim que ele chegou ao pé do Monte Sinai.
Moisés não foi o primeiro e nem o último ser humano a quem Deus dirige utilizando as circunstâncias. Na obra missionária Deus, muitas vezes, nos dirige dessa forma. Um exemplo disso é a primeira igreja que estabelecemos fora do Brasil, ou seja, em Paysandu, Uruguai.
  Havia na igreja um senhor chamado Manoel Vicente, funcionário do Ministério das Relações Exteriores. Aconteceu uma circunstância de haver um consulado brasileiro em Paysandu (hoje não existe mais) e de ele ser transferido para trabalhar lá.  Dando testemunho de sua fé e orando pelo povo, irmã Gilda, sua esposa, mulher cheia do Espírito Santo, acabou por ter uma reunião regular de cultos em sua própria casa. Daí surgiu uma igreja, para onde Deus levou Leonel Mota, também usando as circunstâncias. A igreja em Paysandu se consolidou e veio a ser um ponto de apoio quando assumimos o trabalho em Noetinger, na Argentina. Essa igreja, por sua vez, se tornou num centro de aperfeiçoamento de missionários que têm sido enviados para várias partes do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *