Você sabe qual é o antônimo de preto? Ok é branco. E qual é o antônimo de verde? Não sabe? É maduro, ora. O antônimo de verde é maduro. E o antônimo de amor? Você acha que é ódio? Não é. O antônimo de amor é o egoísmo. Eu vou explicar.
A essência do amor é ao altruísmo. Quando se ama realmente a alguém, vive-se em função de fazer feliz à pessoa amada. O exemplo clássico é o da mãe que deixa de alimentar-se para que seu filho não tenha fome. Ela passa frio, mas agasalha o filho. Ela morre lutando para que o filho sobreviva.
Agora, o que se vê hoje em dia são pessoas declarando que amam, que estão morrendo de amor, mas elas só pensam em si mesmas. Estão interessadas na pessoa que dizem amar até que apareça um relacionamento que lhes dê mais prazer ou lhes traga qualquer vantagem a mais. Então abandonam aquela pessoa a quem diziam amar, sem se importar com o que vai acontecer com ela. Isso nunca foi amor. É grosso egoísmo, mais cruel do que o ódio. E ódio é também filho do egoísmo.
O maior tratado, o maior discurso sobre o verdadeiro amor é o capítulo 13 de 1º Coríntios. Leia o que diz esse lindo poema.
Viram só? O amor não trata com leviandade. Não busca seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Em suma, é altruísta.
Outro grande engano associado ao amor, muito comum hoje em dia, é a ideia de que o amor é uma coisa mágica, que acontece fora de nosso controle.
A maior autoridade sobre o amor é a Bíblia, claro. Ela é o livro do amor. E a Bíblia nos diz claramente que o amor depende de nós. Amamos se quisermos e deixamos de amar também se quisermos. Mas Deus nos manda amar. Em primeiro lugar, amar ao próprio Deus. Amar com toda a alma, com toda a força com todo o entendimento. Isto é a coisa mais importante da vida. Em segundo lugar, amar ao próximo. Jesus nos disse que devemos amar aos irmãos como ele nos amou. Os maridos devem amar as respectivas esposas como Cristo amou a Igreja. As esposas devem aprender a amar a seus maridos e filhos. Isso tudo está na Bíblia.
É preciso querer amar. Pré dispor-se a amar. Pedir ao Senhor mais capacidade para amar. O amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5.5).
Vamos lutar contra o egoísmo. Vamos exercer o amor de maneira prática. Vamos fazer isso para a glória de Deus.