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DOUTRINAS FUNDAMENTADAS DA FÉ CRISTÃ – JESUS

I. A natureza de Cristo
  1. O verbo (preexistência e atividade eternas) – Jo 1.1-14, Ap 19.13
   “Cristo é a palavra ou Verbo, porque por meio dele, Deus revelou sua atividade, sua vontade e propósito, e por meio dele tem contato com o mundo. Nós nos expressamos por meio de palavras; o Eterno Deus se expressa a si mesmo por meio do seu Filho, o qual é a expressa imagem da sua pessoa (Hb 1.3)”. Myer Pearlman
Diferentemente de todos os seres humanos, Jesus já existia antes de seu nascimento.
  2. Filho de Deus – Deidade
   Os anjos são filhos de Deus por criação – Jo 1.6;
   Adão é filho de Deus por formação – Lc 3.38;
   Israel é filho de Deus por eleição – Ex 4.22;
   Os santos são filhos de Deus por adoção – Gl 4.5;
   Jesus é filho de Deus por geração – Sl 2.7, Hb 1.5;
   A filiação de Jesus com o Pai Celestial é completamente diferente da de todos os outros seres que são chamados de filhos de Deus. Por isso ele é chamado de Filho Unigênito de Deus – Jo 3.16, I Jo 4.9.
   Jesus reivindicou um relacionamento com o Pai Celestial completamente diferente de todos os outros homens – Mt 11.27, Jo 16.28, Jo 20.21.
   Jesus declarou possuir atributos próprios de Deus – Mt 18.20, Mt 25.31-46, Mc 2.5-10, Jo 6.39-40.
   Jesus exigiu rendição e lealdade que só Deus pode exigir – Mt 10.37, Lc 14.25-26.
   Jesus falava com autoridade imprópria para seres humanos comuns – Mt 7.24, 29.
   Jesus jamais pecou – Jo 8.46, Hb 4.15.
   Os discípulos de Jesus deram testemunho de sua divindade – Jo 1.1-3, 20.28, At 2.33-36, 4.12.
  3. Filho do homem (humanidade)
   Através do milagre da encarnação, Deus se fez homem (Jo 1.14). Assim fazendo, Ele se identificou completamente conosco e pode ser nosso representante no ato expiação (II Co 5.14-15).
   O termo “Filho do Homem” serve para enfatizar a identificação de Jesus com as fraquezas e debilidades humanas (Nm 23.19, Jó 16.21).
   No caso de Jesus, o termo também ressalta sua deidade, tanto porque ele é “O” e não “um” filho do Homem, como porque ressalta a identificação de Deus com o homem.
   Mesmo depois de glorificado, Jesus, é identificado como “O Filho do Homem” (At 7.56).

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