plv0600

plv0600

Brasília, 01 de maio de 2011.

MANDAMENTOS COM PROMESSA

  Vendo a menção ao “primeiro mandamento com promessa”, em Efésios 6.2, fui procurar qual seria o “segundo mandamento com promessa”, fui procurar qual seria o “segundo mandamento com promessa”, movido pela curiosidade. Observei que no Decálogo, onde está o “primeiro mandamento com promessa”, não existe um segundo. Mas observei, também que logo após ditar os Dez Mandamentos a Moisés, conforme lemos no capítulo 20 do livro de Êxodo, Deus continua a dar mandamentos, a partir do verso 22. Essa sequência de mandamentos continua ao longo dos capítulos 21, 22 e 23. Eu fui encontrar o “segundo mandamento com promessa” já no verso 24 do mesmo capítulo que está o primeiro. Esse versículo começa com a ordem: “Um altar de terra me farás…”, e termina com uma promessa: “em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti, e te abençoarei”. Então, o “segundo mandamento com promessa” está relacionado com o culto, com a adoração a Deus.
  O “terceiro mandamento com promessa” eu só fui encontrar no verso 25 do capítulo 23: “E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água, e eu tirarei do meio de ti as enfermidades”. A promessa desse mandamento decorre do nosso serviço a Deus. É algo que inclui a adoração, mas é mais amplo do que ela.
  O contexto dos mandamentos de Deus, isto é, os capítulos 20 a 23 de Êxodo, tratam do nosso relacionamento com Deus e também com os nossos semelhantes. Isso já fica claro no próprio Decálogo, onde encontramos três mandamentos que têm a ver exclusivamente com o nosso relacionamento com Deus, seis com o nosso relacionamento com os nossos semelhantes e um (a guarda do sábado) com os dois tipos de relacionamentos.
   O que eu chamaria de “terceiro mandamento com promessa” só aparece no final do último capítulo que trata dos nossos relacionamentos com Deus e com os homens. Então, a expressão “servireis ao Senhor vosso Deus”, tem a ver com todos os nossos relacionamentos. Tem a ver com a nossa disposição de ser úteis aos propósitos de Deus, inclusive abençoando aos nossos semelhantes. É sempre bom lembrar: MUITAS VEZES, NÓS SERVIMOS A DEUS SERVINDO AOS NOSSOS SEMELHANTES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *