plv0595

plv0595

Brasília, 20 de fevereiro de 2011.

O DIA DO NASCIMENTO DE JÓ

  Em tom de brincadeira dizem que Jó nasceu no dia 30 de Fevereiro. Isto porque ele pediu: “Pereça o dia em que nasci…”. Ele disse mais: “A escuridão tome aquela noite, e não se goze entre os dias do ano…” (Jó 3.3, 6). Seria por isso que o mês de fevereiro tem um dia a menos.
  Brincadeiras a parte, nós temos um mês menor que os outros, às vezes com 28 dias, às vezes com 29, porque nossa maneira de contar o tempo, embora seja um tanto engenhosa, é imperfeita. Não é nada fácil definir o número exato de vezes que a Terra gira entorno de si mesma enquanto dá uma volta completa em volta do sol, sobretudo levando em conta que toda essa “matemática” deve servir, também, para se definir o início e o final de cada estação do ano. Por causa dessa complexidade toda foi que o segundo mês do ano ficou assim, diferente dos outros. Menos mal, porque os anos bissextos, no calendário hebraico, não têm um dia a mais não: tem um mês a mais. Mas vamos deixar isso pra lá e vamos pensar um pouco mais em Jó, o homem de quem falamos lá no início.
  Dá pra perceber que as palavras de Jó foram mais um desabafo do que qualquer outra coisa. O que ele fez não foi amaldiçoar uma data do calendário e sim um dia específico que já havia transcorrido muito tempo antes. Ou seja, ele sabia que suas palavras poderiam talvez trazer-lhe algum alívio imediato, mas não teriam efeito nenhum sobre o tempo que já havia passado. Atitude semelhante veio a ter, muito tempo depois, o profeta Jeremias (Jr 20.14-18), essas palavras que nos impressionam tanto, foram dias em condições de extremo sofrimento, e de resto por homens frágeis e imperfeitos.
  A verdade é que nada podemos fazer para alterar os acontecimentos que já se passaram. O máximo que podemos fazer é extrair lições dos acertos e erros que cometemos e utilizá-las para vivermos melhor o presente e o futuro. Se o mês de fevereiro, ou qualquer outro mês do ano, não lhe deixar boas lembranças, por terminar mais rápido do que você esperava, ou por causa de qualquer outra coisa, não lamente: simplesmente procure aproveitar melhor o mês que o sucede. Ao final de sua vida, o saldo será positivo, como foi para Jó e Jeremias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *