Brasília, 28 de novembro de 2010.
O livro de Isaías é conhecido como “O evangelho do Antigo Testamento”. Isso por causa da impressionante revelação que ele apresenta do Messias. Aí estão, por exemplo, o seu nascimento virginal (7.14); suas duas naturezas, a humana e a divina (9.6); sua origem davídica (22.22); seus sofrimentos e sua ressurreição (capítulo 53). O livro é também missionário (6.8; 49.1, 6; 54.5; 54.1-3).
Entre os textos do livro de Isaías que me maravilham, está este aqui: “Senhor, tu nos darás a paz, porque tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras” (26.12). A interligação entre a ação humana e a ação divina aí é impressionante.
Lembro-me que há muitos anos atrás escrevi um livreto intitulado “Reflexões sobre os Usos e Costumes Adotados nas Assembleias de Deus”. através de um anúncio que fiz desse livreto no Mensageiro da Paz, um antigo companheiro de meu pai, chamado Natanael Santana, me descobriu. Quando fui à Califórnia pela primeira vez, ele deu a mim e ao grupo que me acompanhava um apoio muito bom. Apoiou, também, meu filho Hadman Daniel quando morou lá.
Um belo dia, Natanael Santana apareceu aqui em Brasília pedindo-me para fundar uma Assembleia de Deus para atender aos brasileiros que vivem na região onde está a cidade de San Francisco. Explicou-me que a única Assembleia de deus que havia por lá, decidira mudar toda a sua liturgia e seu vínculo com a Denominação original. Ele e outros irmãos brasileiros que viviam na região e que tinham dificuldades para adaptar-se à nova situação estavam sem uma igreja para congregar-se. Foi assim que começou nossa atuação missionária na Califórnia. Por lá já passaram duas famílias de missionários enviados por nós, além das duas que lá estão, liderando nossas igrejas em San Francisco, San José e Modesto.
Já tivemos e ainda estamos tendo muita dificuldade para manter nossa ação missionária na Califórnia. Mas eu tenho um carinho especial pelo trabalho ali, inclusive porque suas origens têm certa ligação com o ministério do seu próprio pai. Além disso, e talvez em consequência disso, na Califórnia viveu o meu filho mais velho, Hadman Daniel, nasceu o meu primeiro neto, Victor Mateus e vive o meu segundo filho Habner Lemuel com sua esposa Lygia.