Brasília, 7 de novembro de 2010.
Deus é amor. Isso significa que Ele vive amando e ama vivendo. Ele não precisa fazer nenhum esforço para amar. Para Ele amar é tão natural quanto respirar é natural para nós.
Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Então, antes que o pecado tivesse contaminado a raça humana, amar era absolutamente natural para nós também. Agora, natural para nós é odiar, rejeitar. Na melhor das hipóteses, nos portamos com indiferença. Em nosso estado natural temos que fazer um esforço enorme para mostrar solidariedade para com alguém, a menos que esse alguém nos possa retribuir de maneira vantajosa para nós.
Jesus veio a este mundo para restaurar os seres humanos ao seu estado original. Ele veio restaurar a imagem de Deus em nós. Agora, quando recebemos Jesus como nosso Salvador e Senhor, todos os nossos pecados são perdoados e passamos a ter perfeita comunhão com Deus. o Espírito Santo, o Espírito de Amor, vem morar dentro de nós. A Bíblia Sagrada nos diz que “o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5). Então, agora voltamos a amar sem esforço? Infelizmente, não. Nosso espírito foi restaurado, mas a nossa natureza carnal não foi desfeita. Somos pecadores redimidos, mas ainda somos pecadores. Há um conflito instalado dentro de nós: “Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do espírito é vida e paz” (Rm 8:6). É necessário fortalecer o espírito e permitir que ele domine a natureza carnal: “Se viverdes segundo a carne, morrereis; mas se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm 8.13).
Em suma ainda temos que fazer esforço para amar. A boa notícia é que não precisamos fazer tanto esforço quanto antes. Já que o Espírito Santo habita em nós, o que temos de fazer é, simplesmente, deixar que Ele se expresse através de nós. Para ser mais exato: o que temos de fazer é querer amar, e, assim, deixar que o Espírito Santo expresse seu amor através de nós.
O Espírito Santo habita em nós, sabe o que é melhor para nós, mas, humildemente, só faz em nós e através de nós aquilo que nós quisermos que ele faça. Aí está uma verdade maravilhosa: se nós o desejarmos, o Espírito Santo nos dá a condição de amar a qualquer pessoa.
Está com dificuldade para amar a seus inimigos? Diga ao Espírito Santo que você quer amar a eles e você vai amá-los. Não está conseguindo amar ao seu cônjuge? Fale com o Espírito Santo, você vai amar. Não consegue amar a seus irmãos como Jesus amou? O Espírito Santo dá jeito nisso. Amar a Deus com todas as forças, com toda a alma e com todo o entendimento é algo grande demais para você? Diga ao Espírito Santo que você quer cumprir esse mandamento bíblico. Quando você o fizer, já estará começando a viver essa maravilhosa e imprescindível experiência.
Não nos esqueçamos: o amor é fruto do Espírito santo e não da natureza humana (Gl 5.22).