Brasília, 24 de outubro de 2010.
A Bíblia contém muitas perguntas. Claro que cada uma delas está ali para nos levar a refletir. A primeira delas, por exemplo, é “onde estás?” e foi feita por Deus a Adão. É lógico que deus sabia onde Adão estava, mas ele queria que o homem se desse conta de que o pecado o havia afastado de seu Criador. Hoje, cada um de nós pode ler aquela pergunta e refletir sobre o real estado de sua pessoa diante de Deus.
A Palavra de Deus contém, também, muitas afirmações. Milhares delas. Muitas feitas pelo próprio Deus. Estas são a sabedoria em estado puro, disponível para que bebamos diretamente da fonte. Há outras afirmações da Bíblia que não são atribuídas a Deus, mas o registro delas foi inspirado pelo Espírito Santo. Então, mesmo que tenham sido proferidas originalmente por uma pessoa ímpia, ou até pelo diabo, a análise delas pode ser útil, ainda que seja para a gente aprender a não fazer determinadas coisas.
Nós encontramos na Bíblia Sagrada, também, muitas determinações, ou ordens, dadas por nosso Deus. São os IMPERATIVOS BÍBLICOS. Quem nunca ouviu, por exemplo, alguém falar no “Ide imperativo de Jesus”, referindo-se ao versículo 15 do capítulo 16 do livro de Marcos? Pois é.
Amigos, ordem de Deus não se discute: se cumpre. Como se costuma dizer, “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. E, se há alguém que pode mandar, esse alguém é Deus. ele é o Senhor, o Soberano, Aquele que tem toda a autoridade.
Quem se considera filho de deus deve obedecer às suas ordens, sabendo que ele, como bom Pai que é, costuma aplicar a disciplina, o castigo, a correção, nos filhos desobedientes. Mas não somente por isso nem principalmente por isso. Sobretudo, devemos obedecer a Deus porque Ele é sábio e bondoso. Então, as ordens que ele emite têm sempre um objetivo bom. Consequentemente, obedecê-las faz bem a nós e, provavelmente, a outras pessoas. Obedecer a Deus é sempre bom.
Em última análise, a verdadeira felicidade consiste em conhecer a vontade de Deus, nosso Criador, e obedecê-la. Como alguém já disse a primeira lição da cartilha de deus não é o “a-b-c”: é “o-b-d-c”.
Quer ser feliz? Então conheça os imperativos de Deus e obedeça-os!