Brasília, 25 de abril de 2010.
Dizem que há um pessoal por aí cujo lema é: “O trabalho é bom para saúde; portanto, deixe-o para os doentes”. A primeira parte da frase até que está boa. Mas para que ela ficasse toda ótima, deveria ser assim: “O trabalho é bom para a saúde. E quem está doente precisa arranjar alguma coisa para ocupar-se, dentro de suas capacidades físicas, para que sua saúde possa melhorar”. Sim, o trabalho é bom para conservar e para recuperar a saúde.
No ano de 1889, na França, institui-se o dia 1º de maio como o “dia do trabalho”. O objetivo desse feriado é homenagear Às classes trabalhadoras, especialmente aos mártires do trabalho. Nada mais justo. Pessoas que se dedicam a atividades produtivas e honestas devem ser aplaudidas, incentivadas, recompensadas. Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou: “Digno é o obreiro do seu salário” (Lc 10.7). Originalmente nosso Mestre estava se referindo aos obreiros do Evangelho. Mas é fácil perceber que aí está um princípio aplicável a qualquer atividade honesta.
Há muita gente que se queixa do salário que recebe. Algumas queixas são justas, outras não. É verdade que há maus patrões, mas há, também, maus empregadores. Há muita gente que quer emprego, mas não quer trabalho. Aí, é bom lembrarmos uma frase muito correta que diz: “Quem trabalha deve ser pago, mas também quem é pago deve trabalhar”.
A verdade é que, se não for possível ter uma atividade remunerada, bom trabalhar, mesmo sem ganhar nada, só para não ficar parado. Inatividade faz mal à saúde. Faz mesmo. A Bíblia nos diz, em Provérbios 20.13: “Não ames o sono, para que não empobreças; abre bem os teus olhos, e te fartarás de pão”. Também está escrito Provérbios 14.23: “Em todo o trabalho há proveito, mas a palavra dos lábios só encaminha para a pobreza”. A formiga, um bichinho tão pequeno e que , Às vezes, nos incomoda tanto, é citada como um exemplo a ser seguido: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, olha para os seus caminhos e sê sábio” (Provérbios 6.6).
Além do trabalho que empreendemos pela “comida que perece” (João 6.27), devemos trabalhar em prol do Reino de Deus. A Obra de Deus é uma “empresa” em que sempre há emprego para todos. Como nos diz o hino 93 da Harpa Cristã, “há trabalho pronto pra ti Cristão”. Esse tipo de trabalho é útil, sob todos os aspectos. Faz bem para o espírito, para a alma e para o corpo. Portanto, vamos à luta! Nada de preguiça! Trabalhemos em prol do nosso próprio bem-estar, do bem-estar de nossa família, do bem-estar de nossa sociedade e do crescimento do Reino de deus neste mundo.