Brasília, 16 de setembro de 2007.
Esta é uma história antiga. O pastor foi fazer uma visita de rotina a um membro de sua igreja. Tiveram uma conversa muito agradável e proveitosa. A certa altura do diálogo, a pessoa visitada lamentou o fato de ter perdido seus óculos e a aparente impossibilidade de encontrá-los, pois, apesar de já os haver procurado por todos os cantos da casa, na igreja e até no comércio, ninguém soube dar notícia de tão precioso objeto. Ela já havia perdido qualquer esperança, uma vez que já estava sumido havia algumas semanas. O pastor mostrou solidariedade para com a irmã e dispôs-se a ajudá-la em oração para que os óculos fossem encontrados.
Como é praxe, o pastor pediu à irmã que o acompanhasse numa leitura bíblica antes que ele orasse e seguisse o seu caminho. Ela disse: “Pastor eu vou buscar a Bíblia, mas não vai adiantar muita coisa porque eu não consigo ler nada sem meus óculos”. Daí a pouco, voltou com um sorriso enorme a emoldurar-lhe o rosto. Aproximando-se do pastor exclamou: “Pastor, que bênção o senhor me trouxe. Olhe só, o que encontrei: meus óculos estavam dentro da minha Bíblia” o pastor ficou feliz com o achado dos óculos, mas ficou triste por constatar o descaso com que sua querida irmã lidava com o livro Santo.
É, realmente, lamentável que muitos cristãos quase não leem a Bíblia. Muitos só a leem na igreja. Outros, lá uma vez ou outra leem o Salmo 23, o 91 e alguns versículos da caixinha de promessas. E mais nada. Quando alguém diz que está escrito na Bíblia que “a esperança é a última que morre” ou que “Jesus deu cachaça para São Pedro” ou qualquer outra baboseira do gênero, elas acreditam. Afinal, não têm a mínima ideia do que está escrito na Palavra de Deus. é triste. É muito triste.
Gente, Deus nos deu a Bíblia para que nós a lêssemos. Ter a Palavra de deus traduzida para o nosso idioma, disponível em qualquer lugar, oferecida por preços absolutamente acessíveis, muitas vezes até é de graça, é um imenso milagre. Ela hoje está disponível em Braille para que os deficientes visuais possam ler. Os não alfabetizados, inclusive as crianças, podem ouvir a Palavra de Deus gravada em diversos meios. Muitos irmãos nossos, de outras épocas e de outros lugares gostariam tanto de ter esse mesmo privilégio. E quantos outros pagaram com a própria vida para que a Bíblia chegasse até nós. E quão pouco valor nós damos nisso!
Cada um de nós deve ler a Bíblia todos os dias. Eu sei que para muitos é difícil entender e, consequentemente, gostar de lê-la. Mas é tudo uma questão de hábito. A gente deve começar a ler mesmo sem entender e sem gostar muito. Com o tempo, a mente vai se ajustando, a compreensão vai melhorando e o prazer de ler vai acontecendo. A gente vai gostando cada vez mais. Depois, vem o hábito de meditar na Palavra de Deus. Quando o coração está cheio dela, ela vai fluindo para os pensamentos. Até porque, quem gosta de ler a Bíblia, acaba por memorizar muitas de suas partes.
É bom também que cada um de nós leia a Bíblia por completo. Toda a Bíblia é proveitosa. Não apenas as promessas, mas também as palavras de ensino, oração, louvor e até de repreensão. Ah, sim, as genealogias, as estatísticas e as repetições também são boas e necessárias. Não há nada sobrando na Bíblia. Gostar de determinadas passagens dela também depende de hábito. Primeiro a gente lê meio que por obrigação, depois vai descobrindo a utilidade e vai aprendendo a gostar.
Eu sei que muita gente pega a Bíblia, vê a grossura dela, aquele número enorme de páginas finíssimas e pensa: “Eu nunca vou conseguir ler isso tudo”. Mas essa é uma tarefa viável para qualquer um de nós. E é fácil ler a Bíblia toda em um ano. Claro que é preciso ter determinação e disciplina. Mas determinação e disciplina são necessárias para tudo o que há de bom na vida. Para ter um nível razoável de escolaridade, para obter uma habilidade profissional, para realizar qualquer projeto e até para escapar do inferno e alcançar o céu. É ou não é? Então, meu caro irmão e minha cara irmã, faça o propósito de ler a Bíblia todos os dias. Tome a decisão de lê-la toda. Que tal começar agora? Não me diga que perdeu os óculos!