plv0464

plv0464

Brasília, 25 de março de 2007

A BATALHA DA FÉ

  Explicando as razões que o levaram a escrever sua epístola Judas, o irmão do Senhor, diz: “…tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (verso 3). “Batalhar pela fé”, o que significa isso?
  O entendimento mais elementar da expressão utilizada pelo escritor bíblico é que ele está falando da luta que a igreja empreende em prol da pregação do Evangelho. De fato, levar o conhecimento da Palavra de Deus aos que estão em trevas é uma verdadeira batalha. As dificuldades são muitas. Opositores estão por toda a parte. Muitos dos que precisam receber as Boas Novas da Salvação resistem terrivelmente à aproximação dos mensageiros de Deus. Sem contar que nós mesmos, os que devemos divulgar a salvação de Cristo Jesus, temos que empreender uma verdadeira batalha contra nós mesmos. Afinal, não é fácil vencer o nosso comodismo, a incredulidade que há dentro de nós e até o egoísmo que insiste em dominar nossas vidas. A batalha pela fé se desenvolve em várias frentes.
  Mas existe outra dimensão dessa nossa batalha. Observando bem a epístola de Judas, vemos que ao longo de quase todos os seus vinte e cinco versículos há uma preocupação bem específica. A preocupação do escritor é com as distorções do cristianismo que, a aquela altura, já estavam ocorrendo. Procurando mostrar o quão grave era o problema, o escritor faz menção aos anjos que se rebelaram e a outros personagens de triste memória como Caim, Balaão e Coré.
  Lidar com distorções da Palavra de Deus é, realmente, uma batalha. E não é batalha fácil, não. Aqui estamos lidando com ideias, com inteligências colocadas a serviço do mal, com malfeitores da pior estirpe.
  Infelizmente, os problemas dos tempos de Judas continuam até hoje. Parece que, agora, a situação está pior. Como há gente trabalhando para desvirtuar a Palavra de Deus! E não podemos nos esquecer de que a nossa fé deve fundamentar-se, justamente, na Palavra de Deus. Uma fé que se baseia numa distorção da Palavra de Deus, será, sempre, uma fé corrompida.
  Há aqueles que misturam a verdade com a mentira e fazem uma salada terrivelmente venenosa. Esta é uma situação em que a verdade é utilizada a serviço do mal. Ela está ali apenas para atrair os incautos e para mascarar a mentira. O produto final é maléfico.
  No fundo, no fundo, esse tipo de batalha faz parte da guerra que sempre moveram para desmoralizar a Palavra de Deus. Desde o Éden o diabo faz isso. Tudo começou quando a serpente disse a mulher: “Deus disse isso, mas não é bem assim”. Dali em diante o ser humano está sempre sendo tentado a desconfiar da Palavra de Deus.
  Frequentemente, aparecem pseudo descobertas científicas que colocariam a Palavra de Deus em cheque. As revistas, os noticiários de TV as divulgam com grande estardalhaço como se fossem verdades incontestáveis. Em todos os casos que já surgiram até hoje, uma simples análise honesta e com um mínimo de profundidade, mostrou a burrice ou a má fé que estava por trás de tais “descobertas”.
  Se você está sendo confrontado com alguma distorção da Palavra de Deus ou com qualquer outra tentativa de desmoralizá-la, não abra a guarda. Resista. Guarde o conselho de Judas, o irmão do Senhor: “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós a mesma caridade de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” (versos 21 e 22).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *