Brasília, 24 de dezembro de 2006.
A mensagem que Jesus trouxe a este mundo desagradou a muita gente. Às vezes Ele terminava de pregar e as pessoas já O queriam prender, como no episódio registrado em João 7.28-30. Houve ocasiões em que sua mensagem causou uma ira tão grande que alguns de seus ouvintes queriam matá-lo. Se alguém duvida, é só ler Lucas 4.28-29. Houve um dia que sua pregação desagradou até aos seus próprios discípulos e quase todos O abandonaram (João 6.65-67).
Talvez seja por não gostar da mensagem de Jesus que muitos têm colocado o Papai Noel no lugar d’Ele. Papai Noel é uma figura muito simpática, identificando-se com um vovô muito alegre e bondoso. As crianças gostam demais dele. Os filhos dos ricos pensam que os presentes caros que encontram junto à arvore de Natal foram trazidos por ele. Para os pobres ele é a única esperança de ganhar algum brinquedo. Diz uma canção muito cantada e tocada nesta época: “Seja rico, ou seja, pobre, o velhinho sempre vem”.
A mensagem de Papai Noel está naquele grande saco que ele carrega nas costas. E qual é a mensagem? A mensagem tem três pontos principais: o primeiro é que as coisas mais valiosas da vida são de natureza material. Elas são visíveis, palpáveis. O segundo ponto é que a gente pode conseguir qualquer coisa que almeje. Papai Noel satisfaz qualquer desejo. O terceiro é que não se precisa fazer nada, a não ser querer e pedir para se conseguir tudo o que se almeja na vida. Que bom, não? Não. Não há nada de bom nestas coisas.
Quem absorve a mensagem de papai Noel se torna uma pessoa materialista. Ela é incapaz de apreciar qualquer coisa que não lhe proporcione algum prazer físico. Para ela, se algo não trouxer prazer físico e imediato, não tem valor.
Os “papainoelistas” pensam que têm o direito de possuir tudo o que desejam. Se desejarem algo e não o puderem alcançar pelos meios lícitos. Não tem nenhum pudor de lançar mão de métodos ilícitos.
Brandindo essa “lei”, essa filosofia de vida, é que os traficantes de drogas têm aliciado jovens e até adolescentes para o seu negócio infame.
Quem cresce acreditando na mensagem de papai Noel, chega à idade adulta pensando que não se precisa fazer esforço algum para se conseguir tudo na vida. Pensam que, sempre alguém vai trazer aquilo que se deseja. Aí ficam sempre esperando que outras pessoas façam acontecer o que elas querem. Os pais, os amigos, o Governo, alguém tem que dar um jeito. São pessoas acomodadas, egoístas, irresponsáveis.
A mensagem de Jesus, embora tenha desagradado a muita gente, é a mensagem que redime o mundo. Ela diz que as coisas mais importantes da vida são intangíveis, imateriais. São coisas como a solidariedade, o respeito ao nosso semelhante, o próprio amor. Para Jesus, nós temos que valorizar, prioritariamente, os nossos relacionamentos, a começar pelo relacionamento com o nosso Criador.
Nosso Mestre Jesus, nos ensina que temos de aceitar limites, por mais importantes que nos julguemos ser. Quando O temos como Senhor, é a vontade d’Ele que deve prevalecer e não a nossa.
Aprendemos com Jesus, também, a ser diligentes, trabalhadores, cooperadores do próprio Deus. Somos conscientizados de que o Senhor pode fazer todas as coisas sozinho, mas Ele gosta de trabalhar em parceria conosco. Aí, estamos sempre dispostos a suar a camisa, ir à luta, guerrear em prol dos nossos ideais.
A mensagem do papai Noel pode ser simpática, mas ela é irresponsável, conflituosa e destrutiva. A mensagem de Jesus pode parecer chocante, mas é ela que tem respondido aos mais profundos anelos da alma humana. Após dois mil anos de história ela continua eficaz, benéfica e atual. No dizer do apóstolo Pedro, elas são “as palavras da vida eterna” (Jo 6.68).