plv0446

plv0446

Brasília, 10 de setembro de 2006.

OS TRÊS TIPOS DE TEMPLO

  O tipo de templo mais importante que existe é o corpo de cada adorador (I Co 6.19). Deus habita dentro da pessoa que O ama verdadeiramente (João 14.23). Se Deus não habita numa pessoa é porque essa pessoa não O ama; nesse caso, nenhuma adoração que ela faça tem valor (marcos 7.6, 7).
  Na escala de importância, os lares dos servos de Deus vêm em segundo lugar. Nossa adoração pessoal deve refletir-se na maneira como vivemos e o nosso lar é o primeiro ambiente no qual devemos expressar nosso amor a Deus. quem ama a Deus ama ao seu próximo e o nosso próximo mais próximo é aquele que vive conosco em casa. Além disso, devemos todos os dias, cultuar a Deus aonde vivemos. Isso quer dizer orar, louvar ao Senhor, ler e meditar em sua Palavra.
  Em terceiro lugar estão os edifícios que construímos, compramos ou alugamos para usar, exclusivamente na realização de cultos a Deus. A esses edifícios nós chamamos de “templos” ou de “igrejas”. Eles estão em terceiro lugar, mas não são pouco importantes. O culto realizado nesse tipo de templo, incentiva, dá subsídios, alimenta a adoração pessoal e a adoração no lar.
  A Igreja cristã, no princípio, não dispunha de nenhum templo. Porém, tão logo isso se tornou possível, legal e materialmente, passou a construí-los.
  Os templos cristãos têm tido enorme importância na manutenção da pureza doutrinária e na expansão do Evangelho por todo o mundo. Igrejas bem estruturadas legal, organizacional e fisicamente, foram as que mais contribuíram para a evangelização do mundo.
  É uma bênção poder contar com um templo amplo e bem equipado, como o que temos aqui.
  Quando nos instalamos na Avenida L2 sul do Plano Piloto de Brasília, tendo como líder o saudoso pastor Armando Chaves Cohen, construímos um primeiro templo, de madeira, localizado no laod oposto ao que ocupamos no terreno hoje. Depois, construímos um outro, mais amplo, mas ainda feito de madeira. No começo da década de 1970, já na gestão do pastor Antônio da Silva, começou-se a construir o templo de alvenaria, na frente do de madeira. Parecia uma coisa impossível, diante do pequeno número de crentes e de seu pouco poder aquisitivo. Mas, antes da virada da década, o templo estava sendo inaugurado, sob a presidência do reverendo Elizeu Menezes de Oliveira.
  Os templos em que temos servido a Deus foram muito úteis e atenderam às necessidades da congregação em cada fase de sua história. A obra cresceu e se expandiu. Agora já estamos sentindo necessidade de construir um templo que atenda às características da igreja de hoje e aos seus projetos para o futuro. Haverá de ser um templo grande, moderno, arrojado, e, a exemplo dos que construímos antes, com orçamento bem superior à nossa capacidade normal. Porém estamos certos de que, com a bênção do Deus que aqui é adorado e o esforço de todos os adoradores, o estaremos inaugurando em breve. Ore por esta obra e contribua para ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *