Brasília, 25 de junho de 2006.
As Assembleias de Deus estão comemorando, neste mês e ano, 95 anos de fundação.
Quando Gunnar Vingren e Daniel Berg, chegaram a Belém do Pará vindo dos Estados Unidos (eles viviam lá, mas eram nascidos na Suécia), aqui já estavam estabelecidas várias denominações evangélicas. Eles mesmos eram batistas e procuraram uma igreja de sua denominação onde começaram seu trabalho missionário.
O que Gunnar Vingren e Daniel Berg traziam de novidade era a crença em que o Espírito Santo se manifesta na Igreja, ainda hoje, tal como fazia nos tempos do Novo Testamento, ou seja, realizando as mesmas coisas narradas no livro de Atos dos Apóstolos e nas Epístolas; curas sobrenaturais, profecias, línguas estranhas, interpretações das línguas, etc.
Segundo nos diz o capítulo 2 do livro de Atos, a Igreja Cristã começou a falar em línguas de maneira sobrenatural, a partir de um dia em que se comemorava uma festa judaica chamada “Pentecostes”. Por isso, as pessoas, como Gunnar Vingren e Daniel Berg, que criam e que creem que as línguas estranhas são uma experiência para os seus dias, eram e são chamadas de “Pentecostais”.
Desde que começou e até os dias de hoje o Movimento Pentecostal tem produzido uma verdadeira revolução espiritual no Brasil. O percentual de cristãos evangélicos tem crescido de maneira notável em todas as regiões do País e em todas as camadas sociais. Muitas denominações pentecostais têm surgido, contribuindo para que haja uma multiplicação enorme do número de templos e de seguidores da fé evangélica e pentecostal.
Mesmo as igrejas cristãs que não aderiram formalmente à nossa maneira de crer têm sido influenciadas pela fé pentecostal. Elas adotaram um louvor mais vibrante e adaptado à nossa cultura, são mais agressivas na evangelização e oram com mais fervor.
As Assembleias de Deus e muitas outras denominações evangélicas pentecostais têm feito também, como era de se esperar, um significativo trabalho missionário, estendendo as bênçãos do evangelho a muitos outros países.
Devemos dar muitas graças a Deus por tudo o que Ele tem feito em nosso país e em meio a muitos outros povos, através do Movimento Pentecostal, no século passado e já no início deste século. Graças a Deus!