Brasília, 18 de dezembro de 2005.
Quando Jesus habita em nosso coração, cada amanhecer é o início de uma nova experiência com Ele. Portanto, cada dia é Natal para nós: 1º de janeiro, 10 de fevereiro, 5 de outubro e, por que não? 25 de dezembro também.
É uma pena que a maioria das pessoas que se dizem cristãs só se lembrem de comemorar o nascimento de Jesus uma vez por ano. Mas, já que é assim, vamos comemorar o Natal com elas nesse dia. Mas vamos comemorar, mesmo. Ensinamo-las a homenagear Jesus da forma como Ele merece.
Ensinemos às pessoas, mesmo as que se dizem cristãs, que celebrar o Natal é dar graças a Deus por ter enviado seu Filho ao mundo para morrer pelos nossos pecados; que é adorar àquele que é o Verbo Eterno e se fez carne para viver entre nós; que é louvar a Jesus, que é orar a ele, declarar nossa submissão ao seu senhorio, confessar o nosso desejo de fazer sua vontade.
Todas as pessoas precisam ser informadas e lembradas de que o Natal é do Senhor Jesus. O tal de “papai noel” é um impostor, é um usurpador. Cristãos de verdade não cantam músicas em sua homenagem, não enfeitam suas casas com figuras nem se fantasiam com suas supostas indumentárias. Para nós, o Natal é de Jesus e ponto final.
Como em qualquer outro dia do ano, é lícito que nos alegremos, que compremos roupas novas (se precisarmos e dentro de nossas posses), que comamos e bebamos festivamente. Mas se pecarmos pela gula e cometermos excesso no beber, nosso festejar deixa de honrar ao Senhor e passa a ser agressivo para Ele.
É bom que compremos presentes, mas como sempre, devemos ser prudentes para não gastarmos o que não podemos. Além disso, nossa generosidade deve alcançar os pobres e necessitados, e não apenas os nossos entes queridos.
Sobretudo, ao comemorarmos o nascimento do Salvador da humanidade, lembremo-nos de que há ainda no mundo muitos milhões de pessoas que nunca ouviram falar d’Ele e, talvez, vão passar a vida sem saber de Sua existência.
É tempo DCE pensarmos na suprema Missão da Igreja: Proclamar Jesus e sua salvação a todos os povos da Terra.
Com Jesus no coração e proclamando seu Evangelho, Feliz Natal.