plv0404

plv0404

Brasília, 31 de julho de 2005.

PERIGO ANTIGO E MUITO ATUAL

  O problema das heresias entre pessoas que se dizem seguidoras de Cristo é muito antigo. Os “falsos cristos e falsos profetas” que nosso mestre mencionou no Sermão Poético (Mt 24.24), certamente, têm a ver com isto. Paulo nos advertiu sobre esse perigo (Atos 20.29,30; II Co 11.13-15; Gl 1.8,9; etc), Pedro também o mencionou (II Pe 3.16), bem como João (I Jo 4.1-3) e Judas (Jd 12-19).
  Heresia é veneno. O grande problema é que veneno, às vezes, se parece com coisa boa. Não raro, o veneno vem misturado com alimento bom. Aí o perigo é muito maior.
  Quem não quiser morrer envenenado, precisa conhecer muito bem o que é que anda ingerindo. Precisa saber o que é alimento sadio e o que é substância toxica. Na área espiritual, conhecer alimento sadio equivale a conhecer a Palavra de Deus. Nada substitui tal conhecimento. Precisamos ler regular e frequentemente a Bíblia.
  Para conhecer os “venenos espirituais” que andam distribuindo por aí, precisamos estudar acerca das falsas religiões. Felizmente, há boa literatura sobre o assunto disponível nas livrarias evangélicas. Mas cuidado! Há muita literatura contaminada também. É muito importante saber qual a procedência dos livros que estamos comprando. É imprescindível saber se a editora de determinado livro é comprometida com a pura doutrina ou não. Uma editora que podemos recomendar, com bastante segurança, é a CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Existem outras editoras sadias, felizmente.
  Nem todas as pessoas são autodidatas, ou seja, conseguem aprender sem a ajuda de um professor. Daí a utilidade dos seminários bíblicos. Quem puder frequentar uma boa escola de ensino teológico, aproveite. Mas, reconhecemos isso também nem sempre é possível. Aí temos a Escola Bíblica Dominical, os cultos de doutrina, e outras atividades da igreja que proveem e complementam o ensino da Palavra de Deus. todo o cristão que se preocupa com sua saúde espiritual valoriza essas reuniões de sua igreja.
  Se desde o início do cristianismo temos sido advertidos quanto ao perigo das falsas doutrinas, agora, mais do que nunca precisamos estar atentos e muito bem preparados. Não nos esqueçamos da recomendação de Colossenses 2.8:
  “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *