plv0385

plv0385

Brasília, 14 de novembro de 2004.

PSICOLOGIA DIVINA

  As vestes sacerdotais eram feitas de púrpura, linho fino, fios de ouro e outros materiais valiosos. Havia ornamentos constituídos de várias pedras preciosas tais como diamante, esmeralda, safira e ametista.
  O tabernáculo, um templo portátil, também foi feito com material muito caro. Nele, além de madeira, havia muito ouro, prata, cobre e tecidos de muito valor. Em seus três compartimentos eram colocados móveis e utensílios feitos de metal precioso.
Agora veja que tudo isso foi confeccionado no deserto e por um povo que acabara de sair da escravidão de quatrocentos anos! Como foi isto possível?
  Bem, para começo de conversa, quando seus antigos senhores os libertaram, estavam loucos para se livrarem deles. Ao invés de os escravos pagarem por sua liberdade, seus senhores dariam qualquer coisa para vê-los bem longe de suas casas.
  O cenário todo foi preparado pelo Deus daqueles escravos, o Deus do povo de Israel. Sabendo de antemão como tudo iria terminar, Deus orientou à sua gente: “E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios. Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspede, vasos de prata, e vasos de ouro, e vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas e despojareis ao Egito” (Êxodo 3.21, 22).
  Você notou o detalhe de que Deus disse que as mulheres e não os homens pediriam as coisas aos egípcios? Por que será?
Primeiro Deus nos conhece e sabe que as mulheres têm mais jeito para fazer certas coisas. Nesse negócio de pedir alguma coisa a alguém elas são imbatíveis. Tem mais doçura, mais simpatia, mais jeito, enfim. Sabem a melhor hora de pedir e como pedir.
  Foi como se Deus dissesse: “Coloquem as armas femininas em ação. Aproveitem os talentos naturais que elas têm”.
Mas observe outro detalhe: era para as mulheres israelitas fazerem seus pedidos às mulheres egípcias. Seria mulheres pedindo a mulheres. E por que não pedir a homens? Não são eles os donos das riquezas das famílias?
  Aqui está outra demonstração de como Deus nos conhece. Homens se preocupam em comprar terras, bois, móveis. Quem dá valor a coisas delicadas, bonitas, preciosas, são as mulheres. As joias, os vestidos caros e bonitos, os espelhos, estas coisas estavam com as mulheres. Mesmo que os homens as comprassem, seria para dar às suas esposas e filhas. Não adiantaria nada pedir a eles. Se as mulheres não quisessem se desfazer daquelas preciosidades ninguém iria conseguir nada.
  Deus conhece os homens. Deus conhece as mulheres. Deus sabe como agir em cada situação. Deus orienta o seu povo e o leva a agir com sabedoria, utilizando recursos simples, recursos que Ele já nos deu e para os quais, muitas vezes, não damos a devida atenção.
  Outro ponto a salientar: homens e mulheres não precisam brigar entre si para ver quem é superior. A atitude mais inteligente é aliar-se colocando o que um tem de melhor a favor do outro, ou melhor, a favor dos dois. Todos saem ganhando, especialmente as famílias. Pode ser que não nos enriqueçamos, materialmente falando. Mas seremos enriquecidos, certamente, como pessoas humanas, como povo de Deus.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *