plv0374

plv0374

Brasília, 8 de agosto de 2004.

SONHANDO COM DEUS

  Jesus, nosso Salvador, é Deus. Como tal, Ele é eterno. Mas Ele teve que tomar a forma humana, nascer e viver entre nós.
Quando Maria estava grávida, José, seu marido, já sabia que se tratava de uma criança do sexo masculino e recebeu de Deus orientação quanto ao nome que deveria dar ao seu filho. Como foi que tudo isso aconteceu, está escrito em Mateus 1.20, 21: “E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
  José, mesmo não sendo o pai biológico de Jesus, teve um papel muito importante na manutenção, proteção e formação intelectual do nosso Salvador. A Bíblia não nos diz muita coisa sobre ele, mas o pouco que diz é muito interessante.
  A Bíblia nos diz qual era a profissão de José: carpinteiro (Mateus 13.55). Também nos fala do seu caráter: ele era Justo (Mateus 1.19).
  Claro que para ser escolhido para a nobre missão de ser pai adotivo do Salvador do mundo, José deveria ser alguém que tinha comunhão com Deus. a Bíblia nos mostra que Deus se comunicava constantemente com ele.
  Um detalhe importante da vida de José que muito me chamou a atenção é que Deus sempre falou com ele através de sonhos. Pela Bíblia, Deus falou quatro vezes com José, todas elas através de sonhos. Confira lendo Mateus 1.20; 2.13; 2.19 e 2.22. São quatro sonhos. Curioso, não?
  Dos sonhos de José, marido de Maria, podemos tirar algumas lições. A primeira é que Deus pode nos falar através de sonhos. Claro que nem todo sonho traz revelações de Deus. José não sonhou apenas quatro vezes na vida. Dos muitos sonhos que ele teve, dezenas de milhares, uns poucos, talvez apenas quatro, continham mensagens divinas.
  A Bíblia nos diz, em Eclesiastes 5.3 que “da muita ocupação vem os sonhos”. Ou seja, a quase totalidade dos sonhos que temos está relacionada com nossas atividades do dia-a-dia. O verso 7, do mesmo capítulo 5 de Eclesiastes também nos diz que “na multidão dos sonhos há vaidades”. Mas que Deus pode nos falar através dos sonhos, não há dúvida. Aí está o exemplo de José para comprovar.
  Outra coisa que aprendemos com os sonhos de José é que Deus tem um jeito especial de falar com cada pessoa. Ele conhece a cada um de nós e sabe qual é a parte mais sensível do nosso ser, qual a forma mais adequada de se comunicar conosco. O canal mais aberto para o Senhor se comunicar com José eram os sonhos. Pode ser que para você seja a música, ou as circunstâncias da vida, ou outro meio. O importante é estar atento. Deus sempre quer falar conosco. Deus sempre está falando.
  Quando o Senhor dava instruções a José, ele as seguia. Foi assim que ele triunfou diante de muitas dificuldades. Enfrentou muitos perigos, ameaças de morte, mas venceu. Quem obedece a Deus se dá bem na vida. Assim foi com José e assim será conosco. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *