plv0360

plv0360

Brasília, 18 de abril de 2004.

SUCESSO ANUNCIADO

  A vida humana é cheia de mistérios. Há muitas coisas que acontecem conosco e para as quais não temos explicação. O fato de sermos cristãos não torna nossa vida menos misteriosa, na verdade o lado misterioso de nossa existência até aumenta. Cristãos, conscientemente, interagem mais com o verdadeiro Deus que é sobrenatural, eterno, infinito.
  Uma das coisas mais intrigantes em relação ao nosso Deus é o fato de ser Onisciente. Muitas vezes as pessoas perguntam: Se Deus sabe de antemão que determinada coisa ruim está para acontecer, por que não impede? A resposta, certamente, tem a ver com a liberdade da qual o Criador dotou o ser humano. Para evitar que o mal acontecesse Ele teria que impedir que os homens e mulheres praticassem qualquer tipo de maldade. Aí não se poderia dizer que eles são, realmente, livres.
  E quanto ao bem, Deus condiciona seus eleitos a praticá-lo? Claro que não. Se Deus o fizesse, teria robôs e não seres humanos a seu serviço, mas o Senhor conhece as boas ações que eles ainda vão praticar? Claro que sim.
  Um dos textos mais elucidativos de como Deus se relaciona com seus amigos é Gênesis 18.17-19: “E disse o Senhor: ocultarei eu a Abraão o que faço, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para obrarem com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado”.
  Observe os detalhes: “O Senhor faça vir sobre Abraão o que dele tem falado, ele há de ordenar a seus filhos” e “eu o tenho conhecido”. Agora ligue os pontos. Fica assim: Conhecendo a Abraão, o Senhor sabia como ele procedia diante de cada área de sua vida, inclusive nos assuntos de ordem familiar. Sabendo que Abraão iria dar instruções sábias aos seus descendentes e que eles as iriam seguir, o Senhor anunciou de antemão que eles seriam prósperos.
  Um bom jogador de xadrez sempre sabe, de antemão, que opções seu parceiro tem e já decide qual será a sua próxima jogada para cada opção que o outro possa escolher. O relacionamento de Deus conosco é mais ou menos assim. Só que Ele sempre joga a favor de quem o ama.
  Esta é uma coisa maravilhosa: Deus nos respeita como seres livres. Ele avisa acerca das más consequências das opções erradas que podemos tomar na vida. Mas não as impede. Também Ele anuncia os bons frutos que podemos colher se fizermos as coisas certas. E espera que nós as façamos.
  Para resumir e para terminar: se quisermos que as coisas deem certo para o nosso lado, tomemos as decisões certas. Abraão tomou as decisões certas e se deu bem. Eu conheci um pastor bem sucedido que dizia: “Quem quiser o que eu quis, faça o que eu fiz”.
  Deus nos diz o que é melhor fazer, qual é a melhor maneira de fazer, nos diz qual é o melhor momento de fazer e nos dá forças para fazer. Mas a decisão de fazer ou não fazer é nossa. Quando fazemos o certo Ele diz com alegria:
  “Eu sabia que você ia fazer isso! Parabéns!”
  E a vitória é nossa. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *