Brasília, 28 de fevereiro de 2004.
O ser humano sempre foi vaidoso. Isso até que não é errado, desde que não haja exagero. Cuidar de nossa aparência física reflete o nosso estado de ânimo e é consequência de nosso amor próprio. Quem não ama nem a si mesmo como pode amar aos outros? Jesus nos ensinou a amar ao próximo como a nós mesmos (Mateus 19.19). Paulo escreveu que “nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta” (Efésios 5.29).
No zelo pela nossa aparência física, há coisas de que queremos nos livrar e há outras que não queremos perder de jeito nenhum. Queremos nos livrar dos quilinhos a mais e até das rugas se for possível. Mas os nossos cabelos, esses não queremos perder por nada deste mundo. Queremos até recuperar os cabelos que já perdemos.
Você está preocupado com a perda dos cabelos? Veja então este versículo: “Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça” (Lucas 21.18). São palavras de Jesus. O detalhe impressionante é não perder um único cabelo. Qual é a receita?
Bem, como sempre, para entender adequadamente o texto temos que ler o contexto. O contexto começa no verso 5, mas se lermos a partir do verso 12 já dá para entender: “Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e Às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. E vos acontecerá isto para testemunho. Proponde pois em vossos corações não premeditar como haveis de responder. Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E até pelos pais e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome”.
Como se pode ver a situação é a prior possível, do ponto de vista humano a situação é de completa insegurança e desconforto. E é dentro de circunstâncias tais como essas que Jesus nos garante que não perdemos um só cabelo. Aí alguém vai dizer: “Se para conservar os cabelos eu tenho que entrar num aperto desses, eu prefiro ficar careca”.
Antes de tirar conclusões precipitadas, observe duas grandes lições implícitas na categoria afirmação do nosso Mestre Jesus. Primeira: se em situações de máximo perigo Ele pode nos dar uma proteção tão absoluta, então podemos nos sentir tranquilos em qualquer situação. Segunda: jamais teremos qualquer prejuízo por seguir a Cristo. Ninguém perde nada por ser fiel a ele, nem mesmo um fio de cabelo.
Muitas pessoas deixam de entregar suas vidas a Jesus temendo as perdas que isso possa acarretar. Têm medo de que Ele lhes tire o prazer de viver, ou de que Ele lhes provoque a perda de boas amizades e de bons relacionamentos familiares. São receios infundados. Quem anda com Jesus ganha sempre. Em primeiro lugar, ganha o entendimento da verdadeira razão de vier. Sem Jesus a vida é uma coisa desconexa, sem rumo. Pode-se até ter alguns momentos de prazer, mas fica sempre aquela sensação de vazio e a pergunta incômoda: “É pra isso que vivemos”?
Pode ser que ao abraçar a fé se tenha uma ou outra perda. Mas sempre haverá uma compensação maior. O saldo será sempre positivo. Certa vez Jesus afirmou: “Todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vestes tanto, e herdará a vida eterna” (Mateus 19.29). Veja como o saldo é muito positivo!
Portanto, se sua vida vai mal e você não sabe o que fazer com ela, não precisa se descabelar; entregue-a a quem pode e quer cuidar dela. Entregue sua vida a Jesus. Você não vai perder nada por isso. Nem um fio de cabelo. Amém.