plv0340

plv0340

Brasília, 5 de outubro de 2003.

SONS DO ERMO

  A Bíblia nos diz, em Jó 34.3, que “o ouvido prova as palavras, como o paladar prova a comida”. Então, nós sentimos o “sabor” das palavras através dos ouvidos. Bem, o sentido aí é figurado, simbólico. O que ocorre é que as palavras correspondem ideias, informações e lembranças. Tais ideias, informações ou lembranças, podem ser agradáveis ou não. O ouvido capta as palavras, o cérebro as interpreta e nós nos sentimos bem ou mal diante do que estamos recebendo.
  Na verdade, o ouvido prova todo o tipo de som, não apenas as palavras. De alguns sons nós gostamos, de outro não gostamos.
Um tipo de som que costuma causar desconforto são os uivos. Os uivos causam desconforto porque são produzidos por animais ferozes, hostis. Ao ouvi-los, logo nos sentimos ameaçados. “Um bicho que não gosta de mim está por perto”, pensamos.
  Ouvir uivos nos deixa em situação de desconforto porque, consciente ou inconsciente, nos damos conta de que, se os animais uivantes estão por perto é porque eles estão se sentindo seguros. Se eles estão se sentindo seguros é porque o ambiente é favorável para eles e desfavorável para nós. Geralmente isso acontece em lugares desertos, inóspitos.
  Se algum bicho uiva perto da gente é porque percebeu que não temos para onde fugir e não temos quem nos socorra. É. Não é nem um pouquinho agradável o “sabor” dos uivos.
  Existiria hora melhor pra Deus vir em nosso socorro do que quando estamos ouvindo uivos? O povo de Israel passou por essa situação e foi justamente nela que o Senhor o socorreu. Deuteronômio 32:10 dia: “Achou-o na terra do deserto, e num ermo solitário cheio de uivos…”.
  O detalhe interessante aqui são os uivos. O escritor diz que o território onde Deus encontrou o seu povo era “cheio de uivos”. Por lá deveria haver uma barulheira terrível, principalmente à noite, uma vez que os uivos não eram esporádicos, não é que aconteciam alguns uivos, o lugar era cheio de uivos.
  Quando Israel se encontrava ameaçado, indefeso e sem ter para onde correr Deus veio em seu socorro. Esta é a mensagem. Mensagem que serve de encorajamento para o povo de Deus nos dias atuais.
  Dificilmente algum de nós vai se encontrar num lugar cheio de uivos, no sentido literal. Porém, nas cidades modernas, grandes ou pequenas, muitas vezes nos sentimos como se estivéssemos cercados por lobos ferozes. Sentimo-nos ameaçados, indefesos e sem saber para onde correr. Tal como fez com o povo de Israel, Deus vem ao nosso encontro e nos “acha”. Ah, que maravilha!
  Quando Deus achou a Israel na terra cheia de uivos, nos diz Deuteronômio 32.10: “trouxe-o ao redor, instruiu-o, guardou-o como a menina do seu olho”. É isto mesmo o que Ele faz conosco hoje. Ele nos tira do aperto, orienta-nos e protege. Tudo o que devemos fazer é correr para os braços d’Ele e confiar inteiramente n’Ele.
  Se você está ouvindo uivos, sentindo-se desconfortável, ameaçado e indefeso, clame a Deus. peça proteção e orientação a esse Deus amoroso e poderoso. Não tenha dúvida: Ele vai achar você e vai socorrê-lo. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *