plv0282

plv0282

Brasília, 21 de abril de 2002.

“Ajunta o povo, homens e mulheres, e meninos e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei” Dt 31:12

  Na antiguidade Deus ordenou que seu povo se reunisse periodicamente “no lugar que Ele escolher”, ou seja, no lugar da adoração. Não devia ser fácil para aquela gente deslocar-se de lugares distantes e por caminhos precários. Mas era necessário, para que cada indivíduo não perdesse o sentido de que pertencia a um povo.
  Aos ajuntamentos ordenados por deus deviam comparecer “homens, mulheres, e meninos e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas”. O que se via, então, eram famílias se deslocando. O povo se reunia segmentado em famílias. Era uma forma de reforçar os laços familiares. Deus instituiu a família e ama as famílias.
  O foco principal era a Palavra de Deus. Indivíduos vinham, agrupados em família, formando um grande povo, para ouvir a Palavra do Senhor. Homens aprendiam a ser bons chefes de famílias, bons maridos, bons cidadãos, ouvindo a Palavra de Deus. mulheres aprendiam a desempenhar bem seu papel no lar e na sociedade ouvindo a Palavra de Deus. um bom caráter ia se formando nas crianças à medida em que elas ouviam a Palavra de Deus. os lares se fortaleciam e se consolidavam com o impacto da Palavra de Deus. o povo de Deus era conscientizado do seu papel no mundo como “reino sacerdotal” enquanto era impregnado pela Palavra de Deus. Até os estrangeiros eram alcançados pela ação beneficiadora da Palavra do Senhor.
  Deus é sábio, Deus é bom. Ele continua desejando que nos reunamos como indivíduos, como famílias e como povo, entorno de Sua Palavra. Ele sabe que isso é bom para nós. Façamos, pois isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *