Brasília, 7 de abril de 2002.
“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-vos a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Atos 13:2
A igreja surgiu na Antioquia como consequência de uma perseguição ocorrida contra os primeiros cristãos em Jerusalém. Muitas igrejas cristãs têm-se originado da dor. O próprio cristianismo é fruto da dor. Das indescritíveis dores que o Filho Unigênito de Deus sofreu na cruz, emergiu a salvação para toda a humanidade.
A dor é algo muito comum às pessoas humanas. Mesmo pessoas fiéis ao Senhor estão sujeitas a padecer dores e, muitas vezes, sofrem mais do que as outras. O importante é que as dores sofridas por amor a Deus sempre produzem bons frutos.
A igreja de Antioquia contava com uma equipe de líderes de alta qualidade. Esses líderes serviam ao Senhor e jejuavam. Certamente que oravam muito também, uma vez que jejum sempre anda acompanhado de oração. É de se esperar que toda a igreja, seguindo o exemplo de seus líderes, também orasse, jejuasse e trabalhasse muito em prol do crescimento do Reino de Deus.
Servir ao Senhor é a melhor coisa que se pode fazer neste mundo. É sempre compensador. Faz bem a quem servem, no espírito, na alma e no corpo. Faz bem a quem é alcançado pelo serviço. Agrada ao coração de Deus. Tem reflexos na eternidade.
Na igreja de Antioquia o Espírito Santo falava. O Espírito Santo fala. O Espírito Santo é uma pessoa. Portanto, Ele sente, Ele pensa, Ele fala, Ele age.
Quem dirige a Igreja neste mundo é o Espírito Santo. Ele tem metas, tem estratégias, tem um cronograma a cumprir. Ali em Antioquia Ele preparou os obreiros de linha de frente e ordenou à igreja local: “Separem os obreiros que eu preparei e enviem-nos para onde eu quero que vão”. O que o Espírito Santo estava ordenando era que a igreja se separasse dos seus próprios fundadores, os melhores obreiros, os líderes principais da comunidade de salvos. e a igreja obedeceu.
Feliz é a igreja que vive em sintonia com o Espírito Santo! Feliz é a igreja que segue o comando do Espírito do Senhor!