Brasília, 24 de fevereiro de 2002.
“A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade produzirá o juízo” Isaías 42:3
Temos aqui uma das muitas profecias de Isaías acerca do Messias, acerca de Jesus. O capítulo começa assim: “Eis que o meu Servo, a quem sustenho; o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre ele; juízo produzirá entre os gentios”. É Deus, o Pai, quem está falando através do profeta.
A referência ao “Pavio que fumega” é muito interessante. De maneira figurada, o profeta está anunciando que o Enviado de Deus não teria a intenção de extinguir a fé no coração de ninguém. Pelo contrário: onde houvesse uma centelha de fé em Deus, Ele trataria de protegê-la, faria tudo que fosse possível para que ela se mantivesse acesa e prosperasse.
O pavio que fumega é a pessoa que está quase desistindo de ter fé. Pode ser alguém decepcionado. Pode ser uma pessoa enfraquecida espiritualmente. Pode ser uma pobre alma quase desesperada diante de problemas. Em suas palavras, ações e atitudes não se pode ver fé. Não se vê fogo. Mas, mesmo assim, percebe-se que ainda há algo de Deus naquele coração, há alguma fumaça, ainda resta algum calor, o “pavio” ainda não se apagou de todo.
A exemplo de Jesus, nós devemos lutar para manter acesa a chama da fé, no coração das outras pessoas e em nosso próprio coração. A fé é uma chama que deve ser mantida acesa.
Qual é o “combustível” que mantém acesa a chama da fé? Em Romanos 10:17 encontramos: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e ouvir pela Palavra de Deus”. lendo a bíblia, meditando nela e ministrando-a alimentamos a chama da fé.
Outra forma de estimular a nossa fé é observar as intervenções extraordinárias de Deus na vida de outras pessoas. É bom ouvir e ler o testemunho de pessoas que têm sido ajudadas pelo Senhor. Isso também é vitamina para a fé.
E porque não recordar as operações de Deus em nossa própria vida? Tendo, é claro, o cuidado de não nos deixar dominar por um saudosismo estéril. Será construtivo recordar aquilo que o Senhor já fez em nossa vida, ministrando a nós mesmos a seguinte verdade: “Aquele que operou no passado, tem o mesmo poder hoje”. Nossa fé será fortalecida, certamente.
Alimente sua fé. Alimente a fé no coração de outras pessoas. Não deixe a chama da fé se apagar.