plv0255

plv0255

Brasília, 2 de setembro de 2001.

“Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes”. Romanos 1.14

  Quando dizemos que pertencemos a uma igreja Assembleia de Deus, alguém logo pergunta: “De São Cristóvão ou Madureira?”. Às vezes a pergunta é: “Da Missão ou de Madureira”.
  A tal perguntinha, embora nos deixe um tanto constrangidos, até que serve para nos fazer refletir sobre as nossas origens. O tipo de vida que levamos hoje e até o nosso futuro, como igrejas locais e como denominação evangélica, dependem do conhecimento e da compreensão que tivermos com relação às nossas origens.
  Mas, afinal, nós somos “da Missão”, “de São Cristóvão” ou “de Madureira?”
  Toda igreja Assembleia de Deus é resultado direto ou indireto, do trabalho Missionário das igrejas de outros países, principalmente Suécia e Estados Unidos. Por assim dizer, somos todos “da Missão”.
  As Assembleias de Deus foram fundadas, em 1911, originalmente com o nome de “Missão de Fé Pentecostal”, na cidade de Belém, Pará, por dois missionários suecos que moravam nos Estados Unidos da América do Norte. Daí porque, no início, recebemos muito apoio das igrejas suecas e norte-americanas, e com elas mantemos um relacionamento especial até hoje.
Logo depois de implantar a obra no Norte, os pioneiros transferiram sua sede para o bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, capital do País. É por que somos, todos, também, de “São Cristóvão”.
  Consagrada na Assembleia de Deus em São Cristóvão, Paulo Leivas Macalão destacou-se como líder no seio de nossa denominação. A igreja que ele dirigia, no bairro de Madureira, subúrbio do Rio, cresceu muito e dela se originaram muitas igrejas naquela cidade e em muitas outras no então Estado do Rio de Janeiro, na Guanabara, em São Paulo e em Goiás. Mais tarde, a igreja de Madureira fundou novas igrejas no novo Distrito Federal e se espalhou por todo o Brasil. As igrejas cujas origens estejam ligadas, direta ou indiretamente, com a igreja de Madureira é que são consideradas como sendo “de Madureira”.
  Nossa igreja, aqui na Avenida L2 Sul do Plano Piloto de Brasília foi fundada em abril de 1962. Em setembro de 1964 foi empossado aqui nosso primeiro pastor, Armando Chaves Cohen, com o apoio da igreja de São Cristóvão. Assim, nós não somos “de Madureira”, mas temos a mesma origem das igrejas que são assim chamadas. Somos “as Missão”, mas elas também são.
  Para resumir: todos nós somos devedores À Obra Missionária. Só há uma maneira de pagar nossa dívida: fazendo missões, ou seja, evangelizando outros povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *