Brasília, 3 de junho de 2001.
“O teu Deus ordenou a tua força; ó Deus, o que já realizaste por nós”. Salmo 68.28
Vamos filmar o Salmo 68. Cena 1: o cenário é o céu. Aí esta Deus, Pai de órfãos e juiz de viúvas. Expedindo ordens para que o solitário viva em família e para que sejam libertos aqueles que estão presos em grilhões. Um poder tremendo emana do seu trono, dispersando seus inimigos fazendo-os derreter como cera diante do fogo. Ok, filmamos os versos 1, 2, 5.
Agora vamos filmar a Cena número 2. Desçamos à Terra. Posicionemos as câmeras voltadas para o passado. Sim, esta cena se desenrola no passado. Atenção! Luz, câmera, ação! É Deus marchando à frente do seu povo. Terra tremendo, montes saltando, reis dos exércitos fugindo. O povo de Deus seguindo mansamente atrás, como um rebanho. Chuva caindo, o povo sendo confortado, alimentado e protegido por Deus. muito bem, filmamos os versos 7 a 16.
Vamos filmar o presente agora. Ele está descrito nos versos 4, 19, 26, 34 e 35. É o povo louvando a Deus. gente cantando, gente dando graças, congregações reunidas para adorar ao Senhor, servos de Deus sendo fortalecidos e capacitados para realizar os projetos de Deus.
Bem, as cenas do futuro, que ainda não gravamos, são também muito lindas. Elas estão descritas nos versos 21 a 24 e de 29 a 31. Lendo o script sabemos que são cenas fortes. Os inimigos de Deus serão destruídos definitivamente. O povo de Deus prosperará. O reino de Deus encherá a terra. Nós estaremos já, tomando parte de tudo. “Epa, nós estaremos lá? Nós quem?”. Nós, eu e você. Não se esqueça de que as cenas se referem ao futuro e de que nós já fazemos parte do povo de Deus. e olhe a promessa: “O teu Deus ordenou a tua força”. Ele colocou você no filme.
Será que as cenas do futuro realmente serão filmadas? Será que elas realmente se tornarão em realidade? A resposta está no nosso verso de hoje, o de número 28.
O Deus que aparece no início do filme é o que garante o futuro. Aquilo que Ele fez no passado pode fazer outra vez. Se você quiser, passe na tela a cena 1 que já filmamos. Olhe aí a confirmação do que Deus vai fazer.
Deus chama as coisas que não são como se já fossem (Romanos 4.17). Isso me faz lembrar um episódio envolvendo o imperador Napoleão Bonaparte. Certa vez o animal em que ele estava montado enlouqueceu e saiu em desabalada carreira, incontrolado. Quando todos ainda se acham perplexos, sem saber o que fazer, um jovem soldado sai em socorro do seu líder maior, esforça-se luta e consegue dominar o animal. Quando o perigo passa, o imperador, ainda ofegante, olha para quem arriscou a própria vida para salvá-lo e diz: “Obrigado, General”!
Quem tem a máxima autoridade sobre os exércitos pode olhar para um soldado e ver nele um general. Quem tem a máxima autoridade sobre tudo e sobre todos pode olhar para você e para mim e ver o que ele quiser. “Bom dia, herói do meu filme”, diz Ele olhando para você. Ele conhece muito bem o herói, o vencedor que você será, porque foi Ele mesmo que escreveu as cenas. E Ele tem poder para confirmar o que, desde a eternidade, já realizou por você e por mim. Glória a Ele, ao nosso maravilhoso Deus, para sempre. Amém!