Brasília, 13 de agosto de 2000.
Nosso Deus é o dono do ouro e da prata (Ag. 2.8). Ele não depende de ninguém para viver. Então, porque temos de trazer dízimos e ofertas para a Igreja (a casa do tesouro, como diz Ml 3.10)?
Deus poderia fazer toda sua obra sem a nossa participação. Se Ele quisesse, a evangelização do mundo seria feita sem nossos esforços físicos e sem o nosso dinheiro. Mas, Ele não quis assim. Ele nos quis dar a oportunidade de ser sócios seus neste que é o maior projeto já realizado na terra. Para nós, isso é um privilégio. Contribuir é uma bênção.
Em termos de contribuição financeira, a liderança desta igreja não tem do que reclamar. Os irmãos têm sido fiéis. As informações que damos a seguir têm o único objetivo de esclarecer a todos, o máximo que nos é possível, acerca da área financeira de nossa igreja.
Nossos tesoureiros são eleitos anualmente em Assembleia Geral. Estatutariamente são permitidas a reeleição e a escolha por aclamação.
Todos os membros da Diretoria, inclusive os tesoureiros, são fiscalizados em suas funções por um Conselho também escolhido em Assembleia Geral.
A tesouraria tem a obrigação de fornecer recibo de cada contribuição que lhe for entregue.
Preferiríamos que cada contribuição fosse entregue na tesouraria ou depositada nas contas bancárias da igreja, para fins de individualização das entradas. As ofertas e dízimos podem conter o nome do contribuinte ou não, a critério deste. No entanto, visando oferecer mais comodidade aos contribuintes, recolhemos dízimos e ofertas durante os cultos através de salvas.
As contribuições recolhidas durante os cultos são contadas pelos diáconos e é dada a devida entrada nos registros da tesouraria.
Mesmo nos horários em que não há nenhum atendente na tesouraria, as contribuições podem ser entregues através de uma pequena fenda existente junto ao guichê. Se estiver acompanhada do formulário apropriado, a contribuição recebe o mesmo tratamento dado às que são entregues nas mãos dos tesoureiros e o respectivo recibo pode (e deve) ser cobrado posteriormente. De qualquer forma, emitimos uma listagem de todas as contribuições recebidas, inclusive as anônimas (neste caso, constando data e valor).
Em busca de mais eficiência estamos implantando um novo sistema de computação. Os esforços para aprendizagem e implantação do novo sistema acarretam atrasos nas prestações de contas. Pedimos desculpas e prometemos colocar tudo em dia tão logo nos seja possível.
Queremos agradecer a todos pela colaboração e declarar nossa convicção de que o Deus Fiel recompensa a todos os que contribuem com amor para com sua Obra.