Brasília, 12 de setembro de 1999.
Certa vez, uma senhora procurou-me no final do culto da manhã. Seu rosto denotava grande angustia íntima e lutas; naturalmente, sem vitorias. Casada, seu esposo recebia baixo salário, que com economias, apenas era o suficiente para sustentar a família de quatro filhos.
Eu a conhecia bem, embora fosse crente zelosa, assídua aos cultos, e desejosa de cooperar para o crescimento do reino de Deus, ainda não aprendera a gozar os privilégios de filha de Deus.
Notando sua preocupação perguntei-lhe:
– Qual é o seu problema?
Não me sinto realizada pastor, porque sei que devo entregar o dízimo do Senhor, mas nunca sobra dinheiro, respondeu-me.
Conversamos durante algum tempo e fiz-lhe ver os privilégios e deveres do cristão.
À noite daquele domingo, terminado o culto, ainda levei para o leito a expressão desesperada daquela senhora: “não sobra dinheiro, não sobra dinheiro”.
Então, de repente, quase saltei da cama!
Havia encontrado a solução! Achei a resposta para o problema da irmã! Sei por que “nunca sobra dinheiro” do salário de seu marido para que eles possam entregar o dízimo. Simplesmente porque o nosso Deus não é Deus das sobras, mas Deus das primícias; sim, Deus do primeiro lugar. Daquilo que temos, do que somos das nossas rendas, frutos ou crias, as primícias pertencem ao Senhor.
A palavra primícias significa primeiro. Então, os primeiros frutos, as primeiras produções, os primeiros lucros, os primeiros desejos, e a primeira parcela a ser retirada do salário são do Senhor, porque Ele é o Deus das primícias.
Se esta é uma dificuldade atual, também o era nos tempos antigos, entre o povo de Deus. Abel trouxe ao Senhor as primícias de seu rebanho. Não esperou “sobrar” um bezerro magro, ou uma novilha doente para rejeitá-los e, então, entrega-los ao Senhor. Este, entretanto, não foi o procedimento de Caim. Sua oferta foi trazida ao Senhor “…no fim de uns tempos…” isto é, quando sobrou. Deus o rejeitou, por que Ele não é Deus de “sobras”.
O ensino em toda Bíblia sobre o dízimo, é o que está sintetizado em Dt 26:10 “Eis que agora trago as primícias dos frutos da terra que tu, Senhor, me deste…”e ampliado conforme Pv 3:9 “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda”.