Brasília, 22 de agosto de 1999.
“De mil passará, a dois mil não chegará”. Você conhece esse versículo? Se não conhece, não está perdendo nada porque ele não é um versículo bíblico.
Talvez, lá pelos anos 950 o versículo fosse: “De novecentos passará, mas a mil não chegará”. Os historiadores dizem que o mundo ia acabar naquele ano. Agora, final de 1999, novo alvoroço.
Que os seguidores dos Nostradamus da vida se aflijam com a chegada do final do milênio é compreensível. Eles vivem tateando no escuro, não sabem de nada. Mas os cristãos verdadeiros não podem se impressionar com essas coisas.
Nós não estamos esperando o fim do mundo. Estamos aguardando a volta de Jesus para buscar sua Igreja. Isso pode acontecer hoje, pode acontecer em 2003, 2014, 2027, em qualquer ano que a vontade soberana de Deus determinar. Não são as profecias de Nostradamus, interpretações da Bíblia dadas por líderes “pentecostadamus” (pentecostais que fazem com a Bíblia o que os seguidores de Nostradamus fazem com os seus escritos) nem o tal “código da Bíblia”, nada disso vai determinar o momento de Jesus vir buscar o seu povo.
Jesus poderia ter voltado logo no primeiro século de nossa Era. E por que ainda não voltou? A resposta está em II Pe 3.9: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenham por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”. Se o Senhor estivesse voltado em 1990, quantos dos que estão lendo estas linhas teriam perdido a oportunidade da Ceia das Bodas do Cordeiro? Portanto, enquanto temos tempo, empenhemo-nos para que muitos outros possam alcançar o mesmo privilégio que nós temos, sabendo que esse nosso trabalho pode ser interrompido a qualquer momento. Quando isso acontecer, o mundo vai continuar ai, por algum tempo, até ser transformado em “novos céus e nova terra”. E quanto a nós? Para nós o mundo já acabou faz tempo!