plv0170

plv0170

Brasília, 12 de julho de 1998

O ATLETA CRISTÃO

  Os gregos davam grande importância aos esportes. Não havia, nos domínios destes, uma só cidade que não contasse com um edifício próprio para práticas desportivas, ou seja, um ginásio. Foram eles que inventaram as olimpíadas. Depois vieram os romanos e assimilaram muito da cultura grega, inclusive o amor aos esportes.
  O cristianismo surgiu durante o império romano. Portanto, nos tempos da Igreja Primitiva os esportes eram muito populares. Por causa disso, o apóstolo Paulo faz muitas comparações entre coisas do mundo dos esportes e a vida cristã. Exemplos: I Co 9.24-27; Gl 2.2; II Tm 2.5. em Hebreus 12.1 há também uma referência ao atletismo.
  Bem, acho que já dá para falar de futebol, o esporte mais popular do Brasil, sem escandalizar ninguém. E que tem muita coisa no futeboç que serve para ilustrar verdades da vida cristã, lá isso tem. E, sem trocadilho, é um campo muito bom para se trabalhar. Neste espaço do nosso boletim, jamais poderíamos esgotar o assunto.
  No caso do campeonato mundial de futebol, nunca se diz que o time composto pelos jogadores tais vai jogar contra o time composto pelos jogadores fulano, beltrano, sicrano. Diz-se que o país A joga contra o país B. não é o time que ganha ou perde. É o país. Que tremenda responsabilidade têm aqueles jogadores! Mas nós, os cristãos, temos uma responsabilidade maior ainda. Nós representamos o REINO DE DEUS!
  Os membros de um time de futebol são dirigidos por uma equipe técnica. Sempre há muita gente, de fora, querendo dar palpite. Já pensou se os jogadores fossem seguir a orientação de todo mundo que aparecesse? Seria uma bagunça só. A Igreja também tem um comando. O Chefe Supremo é JESUS. Mas Ele dirige Seu povo através dos líderes que Ele mesmo estabelece nas igrejas locais. Sempre vai haver quem discorde da liderança da igreja, sempre vai haver quem queira impor sua opinião aos demais. Porém Jesus já advertiu que uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir (Mt 12.25). é preciso haver um comando só.
  Num time de futebol, há funções específicas para serem cumpridas. Cada jogador é colocado em uma posição, de acordo com suas habilidades. A atuação de todos é importante. Se o grupo de ataque é bom, mas a defesa é ruim, o time perde. Se ocorre o contrário, o time também está em maus lençóis. E quando o time perde, todos perdem. Quando ganha, todos ganham. A Igreja de Cristo, como um todo, nunca perderá. Mas as igrejas locais podem ganhar e perder. Jamais nos esqueçamos de que o sucesso de nossa igreja local depende do empenho de cada um de seus membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *