plv0164

plv0164

Brasília, 10 de maio de 1998.

  Ela mesma nunca me disse, mas fiquei sabendo, através de minha avó, quantas dores lhe causei para vir à luz. O erro da parteira, talvez resultado de inexperiência, quase lhe custou a vida. Além de mim, meus nove irmãos também nasceram de parto normal, quase todos com a ajuda de parteiras. Das aflições causadas pelo parto de alguns dos mais novos eu ainda me lembro. Meu Deus, como pode uma pessoa tão frágil suportar dores tão terríveis? Mas outros tipos de dores, ainda mais intensas e profundas, Eloá sofreu na vida. Dores da alma. Eu soube. Eu vi.
 Apesar de tudo, ela não se tornou uma pessoa triste, amarga, ressentida. Não. Sempre gostou de cantar. Contar estórias alegres. Contar, recontar, centenas, milhares de vezes, episódios engraçados vividos em sua existência tão rica de experiências. Deus te abençoe, minha mãe! Deus continue dando a este mundo muitas mulheres parecidas contigo e dê a todas as mães a graça que deu a ti.
  Quanta meiguice! Fala mansa, tom baixo. Gestos suaves. Parece fraca. Mas que força! Que heroísmo! Tu vencestes. Criaste todos os filhos. Não perdestes um sequer, fizeste com que estudassem que tivessem as oportunidades que tu não tiveste. Defendestes como leão o acesso deles a tudo que entendias ser importante para eles. Deixastes de gastar por eles, por nós. Deus te recompense, minha mãe! Deus continue dando a este mundo muitas mulheres parecidas contigo e dê a todas as mães a força que deu a ti.
  Teu nome é tão pequeno, tão simples, um nome pequenino e o mais comum dos sobrenomes brasileiros, mas para nós, teus filhos, e para todos os que te conheceram, ao teu nome está associada a pureza. Será impossível ouvir teu nome e não se lembrar de uma grande mulher. Deus tem te honrado e vai te honrar muito mais minha mãe! Deus continue dando a este mundo muitas mulheres como Nilza Silva e que o valor de todas as mães ricas e pobres, doutas e indoutas, famosas ou desconhecidas, seja reconhecido por todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *