Brasília, 20 de maio de 1994.
Emissoras de televisão movimentam enormes somas de dinheiro. De onde sai esse dinheiro? Dos anunciantes. E por que os anunciantes injetam dinheiro nas emissoras? Por que são bonzinhos? Dão dinheiro de graça? Claro que não. Os anunciantes pagam pelo serviço de publicidade prestado pelas emissoras. E pagam caro. Pagam caro porque eles têm retorno do que pagam. Cada dólar investido em publicidade retorna multiplicado muitas vezes.
Como funciona a publicidade? A gente já sabe. O anúncio aparece na tela dizendo: “use o produto tal”, aí as pessoas muitas vezes até inconscientemente, passam a usar o tal produto. É incrível, mas funciona. Tanto funciona que os anunciantes, que não são bobos, estão pagando por isso. E é porque eles pagam que as emissoras de televisão existem como empresas rentáveis.
Existe uma coisa chamada “merchandising”, que o dicionário define como sendo “propaganda não declarada feita através da menção ou aparição de um produto, serviço ou marca durante um programa de televisão ou rádio, filme ou espetáculo teatral, etc”. Propaganda não declarada. Pois é: você nem precisa saber que estão fazendo propaganda. Basta ver ou ouvir a propaganda para que ela influencie você. Funciona.. Aparece alguém na tela usando determinado produto, e, no dia seguinte, muitas pessoas estarão usando o mesmo produto, sem perceberem que foram influenciados pela cena que viram antes.
O merchandising está sendo utilizado para nos fazer beber, comer, vestir e frequentar lugares ou coisas que nos querem impor para que empresas ganhem dinheiro.
Irmãos meus, o diabo é um grande empresário e ninguém conhece o valor da propaganda mais que ele. Ninguém investe mais em merchandising do que ele. Nas novelas de televisão, aparecem muitas cenas produzidas como estratégia de merchandising comum. Mas vejam bem, muitos dos programas de televisão, principalmente as novelas, são do primeiro ao último capítulo, cena por cena, merchandising do inferno. O diabo está vendendo seus produtos: mentiras, violência, adultério, feitiçaria, tudo o que não presta. Queridos sejam inteligentes, A melhor maneira de não nos expormos ao merchandising infernal, é não ver tais programas e novelas.
A mais recente novela da rede globo teve índice recorde de audiência no seu horário, já nos capítulos de estreia. Mais da metade dos aparelhos de televisão ligados naquele horário estavam sintonizados nela. E não deve ser segredo para ninguém que essa novela é inteirinha merchandising da doutrina espírita. Como a Bíblia nomeia em I Timóteo 4:1, é “doutrina de demônios”. Não é possível alguém se expor a esse merchandising sem ser contaminado.
Terminaremos essas reflexões com a seguinte advertência: Não transforme seu lar em um centro espírita.