Brasília, 24 de abril de 1994.
É impressionante como o Espírito de Deus faz questão de estar sempre despertando esta igreja para a Obra Missionária. Já notaram como sempre acontece alguma coisa por aqui relacionada com o trabalho de evangelização mundial? Pois é. É missionário chegando, é missionário saindo, é missionário passando, é missionário mandando notícias, é culto missionário, é pregação missionária em culto que não estava programado para ser missionário, é sempre alguma coisa ligada a Missões.
Bem, o culto de hoje estava mesmo programado para ser um culto missionário. Hoje é o culto de despedida da missionária Glenda do Amaral. Porém, mesmo sendo Glenda uma missionária integrada ao trabalho desta igreja há anos, mesmo sendo uma pessoa que já trabalhou entre os índios na Amazônia, na Guiné Bissau e até mesmo no continente asiático, para onde está voltando, não deixa de ser impressionante este evento do qual estamos participando hoje.
Por que uma jovem, formada em medicina, abdica dos confortos que sua profissão lhe pode propiciar aqui no Brasil, por que deixa o convívio de seus familiares, muitos dos quais ainda nem convertidos, por que vai para tão longe, para o meio de um povo tão difícil de ser evangelizado? Como é que uma igreja se atreve a investir, a “fundo perdido”, em missões, quando a situação econômica de seu próprio país está tão precária? Isso é muito impressionante. Mas é assim mesmo: neste ano em que nosso país bate seus próprios recordes em inflação, devemos ter o maior número de envios de missionários de toda a história de nossa igreja. Isso se chama fé. Sem ela não podemos agradar a Deus. A fé sem obras é morta.
Na verdade, este culto não é bem um culto de despedida. É mais um culto de aliança, um culto de pacto. Estamos fazendo um pacto com Glenda, um pacto em que assumimos um compromisso de ir com ela ao campo missionário. Ela irá ao campo fisicamente, nós iremos com ela através de nossas orações e de nosso apoio financeiro. Ela vai, mas fica. Fica porque estará ligada a nós através das orações que estará sempre fazendo a nosso favor. Se a Glenda fizer um bom trabalho, a igreja estará fazendo um bom trabalho. Se a igreja estiver bem, Glenda estará bem, bem apoiada, bem alegre.
Bem, e agradecemos ao Espírito Santo por mais este despertamento para missões.