Brasília, 27 de setembro de 1992.
Conquanto todos os pastores evangélicos tenham as mesmas convicções básicas, cada um tem sua própria experiência e, portanto, sua maneira particular de ver e exercer o trabalho pastoral.
Para este pastor, as duas principais coisas que se podem ministrar às ovelhas do Senhor Jesus são as seguintes: primeira: nunca perca de vista o fato de que tudo o que se faz hoje terá suas consequências amanhã. Segunda: exerça controle sobre tua vida, seja disciplinado. Vamos examinar essas duas coisas com mais detalhe.
Está escrito: “tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). Esta é uma lei imutável, tanto do mundo material, quanto do espiritual. Uma de suas consequências: Todo pecado praticado hoje, ainda que produza algum prazer imediato, trará consequências dolorosas amanhã. Quantos erros seriam evitados hoje se pensássemos em suas consequências amanhã.
Toda a pessoa, principalmente se professa o nome do Senhor, precisa ter metas. É preciso definir o que se deseja alcançar dentro de cinco anos, dentro deste ano, dentro deste mês, dentro desta semana, no dia de hoje. Alguém já disse que, para quem não sabe aonde quer ir, qualquer lugar está bom. O salvo precisa definir aonde quer chegar e como vai chegar aonde quer. Exemplos: se considerarmos a oração uma coisa importante, temos que definir quanto tempo vamos dedicar à oração cada dia, cada semana, onde e a que horas do dia vamos orar. Idem para a leitura da bíblia. Isso nos obriga a definir quanto tempo vamos dormir a cada dia, onde estaremos em cada horário, etc. Em suma: teremos que ser disciplinado. Mas, se não o formos, vamos desperdiçar muita coisa valiosa que o Senhor nos confiou.
Como pastor, fico feliz em poder ter dito o que acabei de dizer e espero que isso produza mudanças positivas em muitos irmãos, para a glória de Deus.